O que é inositol? Os seus benefícios e onde encontrá-lo na alimentação

O inositol (presente no abacate e em vegetais verde-escuros) é uma pseudovitamina essencial para o organismo - auxilia na digestão, no controle do colesterol e ajuda no combate à insônia, ansiedade e depressão
O inositol (presente no abacate e em vegetais verde-escuros) é uma pseudovitamina essencial para o organismo - auxilia na digestão, no controle do colesterol e ajuda no combate à insônia, ansiedade e depressão

Você já deve ter ouvido falar nas vitaminas do complexo B - importantes para a saúde do sistema nervoso, cardiovascular e fontes importantes de energia. No entanto, pouca gente conhece o inositol - antiga vitamina B8 e substância indispensável para o organismo. Para que você conheça melhor esse composto e seus benefícios, nós preparamos uma matéria com todos os tópicos mais importantes. Confira!

Afinal, o que é inositol e quais são os seus benefícios?

Indicado para reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e auxiliar no controle da diabetes, o inositol é um composto natural (muito encontrado em frutas e vegetais verde-escuros) que auxilia na ação dos neurotransmissores, como a serotonina. Por isso, essa substância é muito útil para o tratamento de ansiedade, depressão e crises de pânico. Além disso, o inositol contribui para a absorção do cálcio, sendo importante para a saúde dos ossos, dentes e músculos. Interessante, né?

Também conhecido como vitamina B8, o inositol, na verdade, é considerado uma pseudovitamina, sendo naturalmente produzido pelo nosso organismo. Assim como as vitaminas do complexo B, ele é usado para digerir e extrair energia dos alimentos que consumimos - sendo fundamental para o processo de digestão como um todo.

Inositol também auxilia na perda de peso e melhora a qualidade do sono

Além de ser importante para a digestão, controle do colesterol e fortalecimento dos ossos, o inositol também auxilia na perda de peso - pois estimula o processo de queima de gorduras - e melhora a qualidade sono. Ou seja, também é muito indicado para quem tem insônia e precisa relaxar no dia a dia.

Frutas, vegetais verde-escuros, ovos e sementes são ricos em inositol

Para aumentar os níveis de inositol no organismo é muito importante ter uma dieta saudável, com alimentos naturais. As principais fontes dessa substância são as frutas (como banana e abacate, ricas em potássio), vegetais verde-escuros (couve, espinafre e couve, por exemplo), ovos, nozes e diferentes tipos de sementes.

Obs.: Em muitos casos, médicos e nutricionistas recomendam o consumo de suplementos de inositol para tratar depressão e diferentes tipos de problemas de saúde. De qualquer maneira, nunca se automedique e procure sempre um especialista antes de começar a tomar esse tipo de medicamento.

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