O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

Dieta sem glúten é prioridade para pessoas celíacas ou com intolerância à proteína
Dieta sem glúten é prioridade para pessoas celíacas ou com intolerância à proteína
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

Você sabe o que é o glúten? Diferentemente do que é dito comumente, o glúten não é o vilão da alimentação e nem sempre ele precisa ser retirado da rotina alimentar. Entretanto, em casos de sensibilidade à proteína, reduzir ou interromper a ingestão da substância pode se fazer necessário, sempre com as recomendações corretas. Conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel a fim de entender mais sobre glúten e se faz bem evitá-lo ou não. Continue lendo!

O que é glúten e onde encontrá-lo

De acordo com Cristiane, o glúten é uma proteína que está presente em alguns grãos e cereais, como trigo, centeio, cevada, malte e aveia. A nutricionista explica que a substância é responsável por formar um gel viscoso quando entra em contato com a água e, por isso, é muito utilizada em farinhas para confecção de pães, biscoitos, bolos e tortas.

A proteína vegetal gera bastante energia para o organismo e também é conhecida por auxiliar na proliferação de bactérias que equilibram a flora intestinal. A substância tem ação importante no sistema digestivo como um todo, pois previne refluxo e ameniza cólicas intestinais. Porém, quem tem sensibilidade ao glúten deve evitá-lo na alimentação.

Alergia x intolerância a glúten: entenda as diferenças

Apesar dos benefícios que apresenta, o glúten faz mal para alguns tipos de organismo. Quando não é absorvida adequadamente, a proteína pode provocar inflamações no intestino, o que chamamos de alergia ou intolerância ao glúten. Nesses casos, o indicado é evitar o consumo da substância a fim de prevenir desconfortos abdominais e consultar um nutricionista especializado no assunto. Entenda agora as diferenças entre alérgicos e intolerantes:

Intolerância ao glúten apresenta sintomas gastrointestinais leves

Náuseas, gases, constipação, diarreia, dores abdominais e vômitos são os sintomas mais comuns em casos de intolerância. Segundo Cristiane, pessoas intolerantes à proteína geralmente apresentam apenas essas reações gastrointestinais, que apesar de incômodas, são mais leves se comparadas aos alérgicos.

Alergia ao glúten pode afetar o sistema digestivo e outras partes do corpo

Também chamadas de celíacas, as pessoas com alergia ao glúten costumam sofrer com os mesmos sintomas gastrointestinais daqueles com intolerância à proteína, mas podem apresentar outros tipos de inflamação pelo corpo devido à ingestão da substância. "Dores articulares, refluxo gastroesofágico, desnutrição, perda de peso, queda de imunidade, problemas respiratórios e de pele e também carências nutricionais por falta de absorção intestinal, tudo em resposta ao intestino inflamado", destaca a profissional.

Refeições sem glúten não são recomendadas em todos os casos

Cristiane afirma que viver sem glúten não é recomendado para todo mundo, mas é preciso ter moderação. A ingestão excessiva de alimentos com a proteína pode causar retenção de líquidos, sensação de inchaço e desequilíbrio da microbiota, mas dentro de uma alimentação equilibrada não é preciso se preocupar com o glúten.

Alimentos sem glúten para celíacos: veja opções para quem precisa evitar a proteína

A nutricionista sinaliza que é fácil substituir a proteína nas refeições, pois existe uma enorme variedade de alimentos que não contém glúten no mercado, sejam orgânicos ou industrializados. Cristiane cita alguns exemplos, como trigo sarraceno, aveia sem glúten e linhaça. Conheça as opções de produtos sem glúten da Taeq para incluir na rotina alimentar:

  • Batata doce: o ingrediente auxilia no aumento da massa muscular e promove saúde para o intestino.
  • Chia: é fonte de fibras, estimula a redução do colesterol ruim e protege o coração.
  • Tapioca: o alimento é uma ótima alternativa para pães e massas, pois é fonte de energia e ajuda a fortalecer músculos e ossos.
  • Castanhas: as oleaginosas são responsáveis por melhorar a saúde cerebral e aumentar a imunidade, além de reduzir a pressão alta.
  • Milho: os grãos oferecem equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, promove bom humor e garante saúde para os olhos.

Comidas sem glúten são ideais para compor o cardápio celíaco

Excluir o glúten da alimentação não significa ter menos sabor à mesa. A abobrinha recheada e o suflê de espinafre com chia são comidas sem glúten muito recomendadas para compor o cardápio celíaco. Além delas, apostar no arroz caprese ou receitas com couve-flor é uma boa indicação.

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