Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é frutose? Saiba mais sobre o açúcar natural das frutas e seus benefícios!
Guia Culinário 16/03/2016

O que é frutose? Saiba mais sobre o açúcar natural das frutas e seus benefícios!

Você sabe a razão das frutas, em sua grande maioria, serem tão docinhas, sem precisarmos para isso colocar o auxílio de açúcar ou adoçantes? É por causa da frutose, um açúcar natural que deixa qualquer frutinha mais saborosas e deliciosas de ingerir. Saiba um pouco mais sobre esse elemento e como devemos incorporá-lo em nosso dia a dia!

De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, a frutose faz parte do grupo dos carboidratos simples, responsáveis por nos oferecer energia para o corpo e para o cérebro. “A frutose é um monossacarídeo predominante em várias frutas, por isso, seu nome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são uma importante fonte de frutose”, explicou a profissional, destacando como devemos introduzir o consumo desse açúcar em nossa alimentação:

“O ideal e mais eficaz hoje em dia, como experiências que nós nutricionistas presenciamos em consultório, é sempre acrescentar uma porção de fibras ou proteínas ou ainda, boas gorduras (castanhas) às frutas, nos lanches. Por exemplo, em uma porção de mamão (120 – 140 g), acrescente mix de fibras ou aveia (1 colher de sopa já é o suficiente). Ou, no lugar das fibras, coma uma fatia pequena (25 g) de queijo branco ou 2 castanhas do Brasil, por exemplo”, analisou.

Exemplo de frutas mais concentradas em frutose (na porção de 100 g do alimento)

– Uva passa: 30 g

– Tâmara: 32 g

– Manga: 16,2 g

– Ameixa: 12,5 g

– Caqui: 12 g

– Maçã: 9,5 g

– Laranja: 6 g

– Tangerina: 4,8 g

– Abacaxi: 4,8 g

Frutas secas e outras grandes fontes de frutose

Segundo a Dra. Coronel, as frutas secas, possuem maior concentração de frutose em sua composição, mas esse açúcar também pode ser encontrado em outros tipos de alimentos, como: leguminosas (soja, ervilha, lentilha e feijão) e outros vegetais (repolho, cebola, alho, entre outros).

“Outra importante e conhecida fonte alimentar desse açúcar é o mel, feito do néctar das plantas, que fornece a maior concentração de frutose (aproximadamente 39g de frutose em 100g do alimento), sendo considerado um adoçante natural”, enfatizou a especialista.