O que é fitato? Os alimentos com ácido fítico e como se livrar do antinutriente

Entre os alimentos com fitato temos feijão, lentilha e grão-de-bico
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Se você come muito arroz e feijão ou outros tipos de cereais e leguminosas, saiba que também pode estar consumindo fitato. Também conhecido como ácido fítico, este é um antinutriente natural que está presente em diversas sementes e grãos. Apesar de terem origem vegetal, os fitatos dificultam o processo de absorção de nutrientes no corpo, o que faz com que carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais presentes nos alimentos não sejam completamente aproveitados. Quer entender melhor o que é fitato e como se livrar dele? Dá uma olhada na matéria!

Quais são os alimentos que possuem fitato?

O ácido fítico está muito presente na rotina alimentar do brasileiro devido ao consumo regular de vegetais. O composto surge durante o período de maturação dos alimentos e passa a fazer parte da dieta daqueles que consomem cereais e leguminosas com frequência. Dentre os grãos mais consumidos são feijões, soja, ervilha, lentilha e grão-de-bico. Dentre os cereais, podemos listar arroz, trigo, aveia, milho e linhaça.

Saiba porque não devemos consumir ácido fítico em excesso

Por mais saudável que pareça, o consumo constante de vegetais pode ser prejudicial à saúde devido à forte presença do fitato. No trato digestório, este composto se associa às proteínas e minerais que impedem a digestão devido à alteração da solubilidade dos nutrientes. O organismo humano não é capaz de absorver os complexos insolúveis e apenas descarta as substâncias.

A alimentação sem os cuidados necessários para reduzir a quantidade do ácido fítico nos alimentos pode resultar em deficiências nutricionais e alterações nas taxas sanguíneas. Casos de anemia e fraquezas dos ossos são consequências da ingestão excessiva do antinutriente. O metabolismo também pode ser afetado, assim como o fluxo intestinal e o campo imunodefensor do corpo devido à baixa concentração de zinco no sangue.

Como se livrar do antinutriente?

Há algumas técnicas específicas que são utilizadas para diminuir a concentração de fitato dos alimentos. Veja quais são os processos a serem realizados para se livrar do antinutriente em suas refeições:

Deixe os alimentos de molho

Felizmente, esta é uma solução já conhecida e bem praticada: a lavagem. O ácido fítico é um composto solúvel, então a água ajuda a reduzir a concentração da substância no alimento. Basta deixar os grãos e sementes de molho entre 6 e 24 horas antes de serem preparados e consumidos. O tempo de descanso varia de acordo com a leguminosa ou o cereal escolhido, porém quanto mais tempo passar mergulhado no líquido, menor será a quantidade de fitato. Além disso, a água ajuda a amolecer os ingredientes, facilitando tanto o seu consumo quanto a sua digestão.

Ferva os ingredientes

Ferver os alimentos e ingeri-los apenas quando bem cozidos é outra maneira de diminuir a ingestão do composto. Em água fervente, o fitato é dissolvido com maior facilidade. No trato digestório, os nutrientes se mantêm solúveis e são facilmente absorvidos pelo organismo.

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