Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é estragão, para que serve e como usar o tempero na cozinha
Guia Culinário 12/08/2021

O que é estragão, para que serve e como usar o tempero na cozinha

Quando se trata de temperar carnes, molhos, risotos, massas e diferentes receitas, o ideal é variar ao máximo no tipo de ervas e especiarias utilizadas. O estragão, para quem não conhece, é um tipo de planta medicinal que confere mais sabor e aroma aos pratos, além de fornecer uma série de nutrientes importantes para o organismo. Ele é bastante utilizado na culinária francesa e pode render preparos de xaropes e remédios caseiros, pois fornecem propriedades medicinais. Continue lendo para saber mais sobre esse tempero!

O que é estragão e como usá-lo na cozinha?

O estragão (Artemisia dracunculus), também conhecido como erva-dragão, é um tipo de planta de sabor adocicado, levemente picante, que contém um alto teor de antioxidantes. Suas folhas têm um leve formato de lança, são pequenas, estreitas e bem aromáticas (têm um sabor semelhante ao do anis). Além de usar essa erva em marinadas para carnes, peixes ou então em molhos e massas, você também pode utilizá-la no preparo de chás medicinais ou até mesmo cataplasmas para aplicar diretamente na pele.

Estragão: para que serve?

O estragão pode trazer uma série de benefícios para o organismo, pois contém vitaminas e compostos fenólicos que fortalecem a imunidade. Confira as principais vantagens desse tipo de tempero:

Tem forte ação digestiva e vermífuga

Essa planta medicinal, assim como o anis-estrelado (que tem um sabor semelhante), se destaca por auxiliar bastante no processo de digestão. Ela ajuda a evitar a formação de gases e possíveis desconfortos abdominais. Além disso, ela tem ação vermífuga, protegendo melhor o aparato gastrointestinal.

É rico em polifenóis com ação antioxidante e anti-inflamatória

Outro diferencial do estragão é que ele contém um alto teor de polifenóis que cumprem funções medicinais. Ele atua como antioxidante – fortalece a imunidade e combate os radicais livres (prevenindo a deterioração das células e, consequentemente, o envelhecimento precoce) -, e funciona como anti-inflamatório natural, evitando possíveis dores e inchaços no organismo.

Ajuda a amenizar cólicas menstruais

Você sabia que o estragão pode ajudar bastante quem sofre com cólicas frequentes? Por ter polifenóis anti-inflamatórios, a erva consegue amenizar as dores e regular o processo de menstruação. Aqui, uma boa dica é preparar um chá medicinal com estragão fresco para tomar em seguida.

Contribui para o controle do índice glicêmico

O estragão também é bastante indicado para quem tem pré-diabetes. Isso porque a planta ajuda no controle do índice glicêmico e combate a resistência à insulina. Vale destacar, ainda assim, que o seu consumo deve ser conciliado com uma dieta regrada, feita preferencialmente com alimentos integrais ricos em fibras.

Chá de estragão tem efeito calmante

Além de amenizar cólicas menstruais, o chá de estragão pode ter um efeito sedativo – ajuda a acalmar a mente e afastar sintomas de estresse ou ansiedade. Isso graças à presença de polifenóis com ação medicinal, que ajudam a relaxar o corpo. Para fazer esse chá, basta deixar umas folhas frescas em infusão na água fervente por pelo menos 5 minutos. Fica a dica!