Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/07/2021

O que é dieta Atkins e como ela funciona? Saiba se ela realmente é indicada

Por mais que dietas restritivas possam trazer certos benefícios ao organismo, elas devem ser seguidas de forma muito cautelosa. A dieta Atkins, por exemplo, propõe justamente um corte (ou redução) no consumo de carboidratos, o que ajuda bastante quem precisa perder peso. Mas será que ela realmente é benéfica e pode ser indicada para o dia a dia? Para esclarecer esse assunto, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, que deu ótimas dicas para não desequilibrar demais a dieta. Confira!

O que é dieta Atkins e como ela funciona?

Assim como outras linhas de alimentação restritivas, a dieta Atkins tem uma proposta de abolir certos alimentos e aumentar o consumo de outros para alcançar determinados objetivos. A nutricionista Luciana Novaes explica melhor como ela funciona: “A dieta Atkins foi criada em 1972 pelo cardiologista Dr. Robert C. Atkins. Ela é rica em gorduras e pobre em carboidratos. Por isso, inclusive, ganhou o apelido de Dieta da Proteína. É um tipo de dieta cetogênica, que induz a cetose – processo em que, pela falta do carboidrato, o organismo começa a quebrar a gordura para produzir energia. Por isso, ela se popularizou como uma dieta de emagrecimento”, explica.

“A ideia é ter um consumo maior de alimentos ricos em gorduras e proteínas, que dão mais saciedade por um tempo prolongado. A dieta também garante a utilização da reserva de gordura do corpo como fonte de energia, na falta de alimentos ricos em carboidratos, que costumam ter essa função. Ela é dividida em 4 fases. A restrição de carboidrato, em especial, é bem severa nos primeiros dias, sendo permitido o consumo de proteínas e gorduras de qualquer tipo”, complementa a profissional.

Dieta Atkins realmente pode trazer benefícios?

Embora prometa uma queima mais rápida de calorias, a dieta Atkins, dependendo do caso, pode fazer mal para a saúde – principalmente quando feita sem supervisão. De acordo com a nutricionista, é importante ter uma série de cuidados com esse tipo de alimentação. “Antes de colocar essa dieta em prática, é importante levar em conta alguns riscos que ela pode causar, tais como: aumento do colesterol, que pode aumentar as chances de um evento cardiovascular; possível aumento da ureia, que pode comprometer o funcionamento renal; por limitar demais a alimentação, uma dieta sem acompanhamento também aumenta os riscos para desnutrição de vitaminas e minerais importantes”, destaca.

Caso o objetivo seja seguir a dieta Atkins, a nutricionista destaca algumas medidas que devem ser adotadas: “Para que ela seja bem-sucedida, é importante o acompanhamento do nutricionista. Além disso, a restrição de carboidratos não pode ser tão severa e a retirada de produtos ultraprocessados (pobres em nutrientes) é fundamental. Os alimentos e gorduras devem ser escolhidos pela sua qualidade nutricional e exames periódicos devem ser realizados para o controle das funções”, complementa Luciana.

Dieta Atkins Modificada é uma versão mais saudável

Você sabia que o formato original da dieta Atkins era um pouco questionável e, por isso, precisou ser alterado com o passar do tempo? A nutricionista explica bem como esse processo ocorreu:

“O formato da dieta inicial restringia muito o consumo de frutas, legumes e verduras e permitia o livre consumo de alimentos como bacon, linguiças e banha de porco. Então, ela retirava alimentos fontes de proteção e estimulava o consumo de vários que podem ocasionar prejuízos ao nosso corpo. Por esse motivo, ela foi modificada – devido às recomendações para a restrição de gorduras na dieta, principalmente as saturadas, porque esse excesso é associado a um maior risco de doenças cardiovasculares”, explica a especialista.

“O termo atual utilizado para se referir a esse novo formato é Dieta Atkins Modificada – que, com acompanhamento, tem demonstrado melhora em quadros de epilepsia e convulsões. Principalmente em crianças, tem trazido boas respostas no tratamento com um maior controle e diminuição das crises. Como ela ainda é utilizada também para auxiliar na perda de peso, por todas as complicações que uma mudança alimentar desse nível pode acarretar, é imprescindível o acompanhamento médico e nutricional”, complementa.

De acordo com Luciana Novaes, quando o objetivo é queimar gordura corporal, o mais importante é fazer uma mudança de hábitos. No caso da dieta Atkins – que pode ser aplicada, desde que com o acompanhamento de um nutricionista -, existem algumas orientações necessárias: “A recomendação mais importante é que se exclua apenas os carboidratos refinados como farinhas e açúcares e os cereais. Se mantém a utilização de frutas, legumes e verduras, e entram as carnes e gorduras em maior quantidade provenientes de óleos e leite de coco, manteiga, nata e creme de leite. Como algumas dessas gorduras são saturadas, é importante o acompanhamento do nutricionista, para que estejam dentro de uma recomendação diária adequada”, finaliza.