Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Creatina: para que serve, benefícios, como tomar e alimentos com a substância
Taeq Descomplica 28/12/2023

Creatina: para que serve, benefícios, como tomar e alimentos com a substância

Quem pratica exercícios e procura levar uma vida mais saudável, provavelmente já ouviu falar sobre algumas substâncias. Creatina para que serve? O que é e como ela pode contribuir para sua jornada rumo a uma vida melhor?

Para tirar essas dúvidas de vez, hoje trazemos tudo sobre esse elemento, contando desde o que é a creatina até como usá-la adequadamente, passando também por seus benefícios, possíveis efeitos colaterais e muito mais.

Quer saber tudo isso? Então, continue lendo e descubra como a creatina pode impulsionar sua vida rumo a uma rotina mais ativa e equilibrada. Vamos lá?

Creatina para que serve? O que é?

A creatina é um composto de aminoácidos essenciais para a produção de energia muscular. Este nutriente é produzido naturalmente pelo nosso organismo, mas também está presente em alimentos como carnes e peixes.

Sua principal função é fornecer energia de curto prazo para atividades físicas de alta intensidade, como levantamento de peso e exercícios explosivos.

Ao tomar creatina como suplemento, você está aumentando os níveis disponíveis dessa substância no seu organismo, o que pode resultar em uma melhora significativa no desempenho esportivo, permitindo treinos mais intensos e eficazes, além de apoiar na hipertrofia muscular.

Qual é a forma correta de tomar creatina?

A creatina pode ser consumida de forma segura em diferentes formatos, sendo o monohidrato de creatina o mais comum e amplamente estudado.

A dose recomendada varia, mas, geralmente, é sugerido começar com 20g a 25g por dia, divididos em doses menores. Depois, segue-se para a fase de manutenção, com doses de 3g a 5g por dia, sempre com orientação de um profissional de saúde.

Além disso, outro caminho importante para aumentar os índices de creatina é por meio da alimentação saudável, sobretudo com alimentos de origem animal como carnes, peixes, ovos e leite.

O que acontece no corpo quando se toma creatina?

Quando você consome creatina, ela é absorvida pelo corpo e armazenada nos músculos na forma de fosfocreatina. Durante os exercícios de alta intensidade, como levantamento de peso, essa substância se converte em ATP (trifosfato de adenosina), que é a principal fonte de energia utilizada pelos músculos.

Ao aumentar os níveis de creatina, você prolonga a disponibilidade de ATP, permitindo um esforço mais intenso e prolongado antes da fadiga muscular.

Leia mais: BCAA: para que serve, fontes, como tomar e benefícios

Dois ovos, uma xícara de leite e uma barrinha nutritiva, representando alimentos com creatina e seus benefícios

Quais são os benefícios da creatina?

A creatina é uma importante fonte de energia para as células musculares, atuando diretamente no aumento da força e para a tonificação muscular.

Por essa razão, é bastante recomendada para indivíduos que se dedicam regularmente a atividades físicas e que buscam suplementação para melhorar a performance e os resultados dos treinos.

Essa substância, porém, pode representar uma grande aliada para melhorar a qualidade de vida de modo geral, especialmente para grupos específicos, como os idosos.

Isso porque, além dos benefícios aos músculos, estudos sugerem que a creatina pode ter impactos positivos na saúde cerebral e na função cognitiva, impactando inclusive em condições como distrofia muscular e doença de Parkinson.

Quais são os efeitos colaterais da creatina?

Em geral, a creatina é bem tolerada quando utilizada dentro da quantidade recomendada. No entanto, em doses excessivas ou em pessoas com condições médicas preexistentes, podem ter efeitos colaterais como distúrbios gastrointestinais e retenção de líquidos. Por isso, sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.

Quais são as pessoas que não podem tomar creatina?

Estudos indicam que a creatina é segura para a maioria das pessoas quando utilizada de forma adequada. No entanto, indivíduos com disfunções renais devem evitar seu uso.

O que acontece se tomar creatina e não malhar?

Tomar creatina sem praticar atividade física pode não proporcionar os mesmos benefícios que quando combinada com o exercício. A creatina é mais eficaz quando usada como parte de um programa de treino consistente, auxiliando na performance e nos resultados obtidos.

A creatina é um suplemento valioso para quem busca uma vida saudável e ativa. Ao entender seus benefícios e como utilizá-la corretamente, é possível potencializar seus treinos e alcançar resultados mais expressivos.

Lembre-se sempre de buscar orientação de um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.