

Consultor:
Cristiane Coronel
Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de BrasÃlia e pós-graduada em Nutrição ClÃnica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul
Conhecida como um tipo de suplemento alimentar usado para melhorar a performance em diversas atividades fÃsicas, a creatina costuma fazer parte do mundo dos atletas e dos esportistas. Relacionada, principalmente, à s pessoas que praticam exercÃcios com regularidade, a substância proporciona uma série de benefÃcios para a musculatura do nosso corpo. Para entender melhor sobre ela e saber em quais alimentos é possÃvel encontrá-la, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel, especializada em nutrição esportiva funcional. Confira a matéria!
Afinal, o que é e para que serve a creatina?
Ideal para treinos de alta intensidade e de curta duração, a creatina é um nutriente voltado para a musculatura do nosso corpo. "A creatina é um derivado de aminoácidos usada por atletas e praticantes de atividades fÃsicas, em especial aqueles que praticam exercÃcios de alta intensidade, pois oferece benefÃcios na melhoria do desempenho fÃsico e recuperação muscular", afirma a especialista.
De acordo com Cristiane Coronel, a substância é produzida no fÃgado, no pâncreas e nos rins a partir de aminoácidos como a glicina, a metionina e a arginina. E, além de proporcionar benefÃcios já conhecidos como o ganho de massa magra, ela também melhora nossas funções cognitivas - como a memória, a atenção e a percepção -, fornece energia para o corpo, acelera e fortalece a recuperação muscular e retarda a perda de massa muscular em idosos.
Alimentos de origem animal, como carnes e peixes, são as principais fontes de creatina
Embora seja encontrada em diversas casas naturais sob a forma de suplemento, a creatina também está presente na nossa alimentação. Segundo a nutricionista, suas principais fontes são a carne bovina, suÃna e de peixes, estando presente somente em alimentos de origem animal, sobretudo nos músculos.
A especialista explica ainda qual é a quantidade necessária de creatina no corpo, instruindo o uso correto para pessoas que não praticam exercÃcios fÃsicos intensos e para atletas. "Um quilo de carne de boi tem em média, 4 a 5 gramas de creatina. Para a população em geral (não sendo atleta), a creatina das fontes alimentares é suficiente para suprir as demandas do organismo. Já em atletas e praticantes de atividades fÃsicas que possuem essa demanda nutricional aumentada, pode ser necessária sua suplementação, variando, assim, a cada caso. A sugestão de consumo do suplemento, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é de 3 gramas ao dia. Garantindo por via alimentar, outros 2 gramas", afirma.