Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é caquexia e como tratar essa doença
Guia Culinário 03/11/2020

O que é caquexia e como tratar essa doença

Sensação de fraqueza, perda de peso e deficiência nutricional. Você sabia que todos esses sintomas podem indicar o desenvolvimento de um problema chamado caquexia? Provocada a partir de outros problemas de saúde, como tuberculose, insuficiência renal e alguns tipos de câncer, essa doença deve ser tratada com muito cuidado. Além da necessidade de um acompanhamento médico constante, é preciso adotar uma dieta alimentar específica, geralmente composta por alimentos que ajudam a repor os nutrientes perdidos e contribuem para o ganho de peso de maneira gradativa. Para entender melhor como a caquexia funciona e conhecer as suas formas de tratamento, nós conversamos com o nutrólogo Fernando Cerqueira. Dá uma olhada na matéria!

Afinal, o que é caquexia e quais são as causas dessa doença?

De acordo com o especialista, perder peso, massa corpórea e gordura são alguns dos principais sintomas que ajudam a identificar a doença. Por isso, é importante ficar sempre atento e procurar atendimento médico após perceber esses sinais no organismo.

“A caquexia é caracterizada pela perda de peso do paciente, além da perda de massa corpórea e tecido adiposo, que é responsável pelo armazenamento de gordura em nosso sistema. Ela se assemelha a uma desnutrição, com a diferença de que a massa corporal não pode ser reposta com alimentação”, afirma Fernando.

Por ser ocasionada por outros problemas graves de saúde, a caquexia apresenta diversas causas que justificam o seu desenvolvimento. De acordo com o nutrólogo, “várias doenças são responsáveis pela caquexia: alguns tipos de câncer, HIV, tuberculose, falência cardíaca congestiva, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal, entre outras”, complementa.

Caquexia pode ser tratada através de uma dieta alimentar específica

Para tratar a doença através da alimentação, o paciente deve ter o acompanhamento de médicos especialistas que ajudem a desenvolver um plano alimentar adequado de acordo com cada caso, indicando os principais grupos alimentares que devem ser consumidos, suas quantidades e frequências.

“Recomenda-se uma dieta composta por alimentos com muitas calorias para tentar repor a perda da massa muscular do paciente, o que é bastante importante para evitar que o organismo perca ainda mais nutrientes. Além disso, podemos usar suplementos alimentares, hormônios, esteroides e anti-inflamatórios”, explica o nutrólogo.

Levando isso em conta, uma boa alternativa é apostar em uma dieta bem diversificada, composta por alimentos ricos em proteínas, carboidratos, cálcio, vitaminas e diferentes sais minerais, como ovos, carne vermelha, frango, peixe, leite integral, frutas, folhas e vegetais verde-escuros.

* Fernando Cerqueira (CRM 62831-MG) é formado em Medicina pela Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) e possui especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)