O que é cabotiá? Conheça a abóbora japonesa

A abóbora cabotiá (também chamada de abóbora japonesa) é um tipo de vegetal híbrido pobre em carboidratos mas rico em fibras, vitaminas A, do complexo B, C e minerais
A abóbora cabotiá (também chamada de abóbora japonesa) é um tipo de vegetal híbrido pobre em carboidratos mas rico em fibras, vitaminas A, do complexo B, C e minerais

Também chamada de kabocha ou abóbora japonesa, a cabotiá nada mais é que um vegetal híbrido (isto é, originário do cruzamento de duas espécies) e se destaca por ser pobre em carboidratos, mas rica em termos nutricionais - fonte de fibras, vitaminas A, do complexo B, C, potássio e outros minerais. Quer aprender mais sobre esse tipo de abóbora, suas particularidades e benefícios? É só continuar lendo!

Afinal, o que é cabotiá e como usá-la na cozinha?

Originária do Japão, a cabotiá é uma abóbora de sabor naturalmente doce, possui uma casca verde-escura bem grossa e uma polpa de cor amarelo-alaranjada. Ela foi criada em 1940 por meio do cruzamento entre a abóbora moranga e a abóbora-cheirosa, sendo muito usada até hoje no preparo de pratos tradicionais japoneses (salgados e doces). Além de ser bem nutritiva e pobre em carboidratos (sendo indicada para quem precisa perder peso), essa abóbora pode render receitas bem saborosas, como purês, cremes, ensopados e até mesmo nhoques. Também é possível preparar doces de abóbora e sobremesas bem diferenciadas a partir desse vegetal.

Quais são os benefícios da abóbora cabotiá?

Assim como a maioria das abóboras, a cabotiá se destaca por ser rica em diferentes vitaminas, minerais, fibras e é bem fácil de preparar no dia a dia. Para usufruir melhor de seus nutrientes, inclusive, a melhor dica é cozinhar o vegetal a vapor. Assim, você não descarta nada na água!

É fonte de betacaroteno, importante antioxidante

Um dos principais benefícios da abóbora cabotiá é fornecer substâncias antioxidantes para o organismo - como o betacaroteno (um tipo de pigmento), que auxilia na saúde do cérebro e ainda cumpre um papel importante na saúde ocular, reduzindo os riscos de doenças como a degeneração macular e possíveis problemas na córnea.

Faz bem para a saúde da pele e para a imunidade

Por ter um alto teor de vitaminas A, do complexo B, e C, a abóbora japonesa também é ótima para fortalecer a imunidade e o sistema nervoso. Além disso, por apresentar compostos antioxidantes, o vegetal contribui significativamente para a saúde da pele (prevenindo o envelhecimento precoce), dos cabelos e das unhas.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)

A abóbora cabotiá também se destaca por contribuir muito para a saúde do coração, pois é fonte de fibras dietéticas que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).

É indicada para dietas voltadas para a perda de peso

Quando se trata de montar um cardápio saudável e balanceado - levemente voltado para a perda de peso -, a abóbora cabotiá pode ser uma ótima aliada. Isso porque ela é pobre em carboidratos e ao mesmo tempo rica em fibras (nutrientes que auxiliam na digestão). Você pode incluí-la em receitas de saladas, sopas e outros pratos mais naturais.

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