O que é bom para osteoporose? Saiba quais alimentos ajudam a tratar a doença

Entre os alimentos bons para osteoporose, destacam-se peixes de água fria (como o salmão) e vegetais como brócolis e tomate, que fornecem cálcio e outros nutrientes importantes
Entre os alimentos bons para osteoporose, destacam-se peixes de água fria (como o salmão) e vegetais como brócolis e tomate, que fornecem cálcio e outros nutrientes importantes

A osteoporose é uma doença que acomete a estrutura óssea do corpo. Ela é comum em pessoas idosas e faz com que os ossos se tornem mais frágeis e propensos à quebra, pois se tornam porosos. Porém, é possível melhorar a qualidade de vida de quem convive com esse problema através de uma alimentação com nutrientes adequados. Descubra como incrementar o cardápio com o que é bom para osteoporose.

Cálcio é essencial para quem tem osteoporose

O nutriente mais importante na composição óssea é, sem dúvida, o cálcio. Por isso, para evitar os sintomas da osteoporose, é importante consumir alimentos que contenham o mineral. Além do leite e derivados, como iogurte e queijo, muito conhecidos, o cálcio também pode ser encontrado em hortaliças como a couve, o tomate e o brócolis, sementes como o gergelim e a linhaça e leguminosas, como grão-de-bico e feijão. Nas frutas, destacam-se o mamão, laranja, caju e amora.

Vitamina D: peixes e frutos do mar podem ajudar os ossos frágeis

Só quem sabe o que é osteoporose e convive com ela entende a importância da vitamina D. Esse nutriente é o principal responsável pela absorção de cálcio, que é essencial para a manutenção dos ossos. Para aproveitar seus benefícios, invista em peixes de águas frias, como o salmão e o arenque. Sardinha, óleo de fígado de bacalhau e ostras também são ricas em vitamina D, bem como cogumelos, laticínios, ovos e carnes em geral.

Ômega 3 para osteoporose ajuda ou não?

Pesquisas recentes observaram que o ômega 3 pode ajudar a prevenir a fragilização dos ossos, mas não só: o ácido graxo ainda melhora o funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, reduzindo o colesterol e agindo como um anti-inflamatório e beneficiando o cérebro, memória e concentração. Adicione à sua dieta alimentos como o atum, o camarão e a truta, além de oleaginosas, óleo de linhaça, azeite de oliva extravirgem e nozes para desfrutar dos benefícios do ômega 3!

Magnésio: aveia e amendoim devem estar na dieta dos ossos

Um outro mineral muito relevante para incluir no cardápio de quem quer prevenir ou tratar a osteoporose é o magnésio. Assim como a vitamina D, ele atua na absorção do cálcio e é muito fácil de ser encontrado. Aveia, gergelim, leguminosas e grãos integrais, como o arroz, cevada, granola e centeio são ricos em magnésio e nutritivos para uma dieta focada no fortalecimento dos ossos.

Vitamina K é fundamental para a saúde óssea

Você conhece a vitamina K? Ela é tão importante quanto os outros nutrientes na saúde óssea e no tratamento da osteoporose, pois fortalece nossa estrutura. Invista em vegetais como a acelga, aipo e salsinha e em frutas como o kiwi e o abacate para aproveitar a vitamina K na alimentação.

Receitas:
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