Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é anemia perniciosa e como evitá-la através da alimentação
Guia Culinário 04/04/2019

O que é anemia perniciosa e como evitá-la através da alimentação

A maioria das pessoas já ouviu falar na anemia ferropriva, que ocorre quando o ferro (mineral presente no feijão e em vegetais verde-escuros) está em falta no organismo. No entanto, poucos sabem o que é anemia perniciosa – que acontece, basicamente, quando há deficiência de vitamina B12 no corpo. Aqui, nós explicamos melhor como ocorre esse tipo de doença e também como evitá-la através da alimentação. Confira!

Ausência de vitamina B12 pode levar à redução das hemácias

Também conhecida como anemia de Addison, essa doença acontece por conta da ausência ou má absorção da vitamina B12 no organismo. Isso faz com que haja uma diminuição no número de glóbulos vermelhos – uma vez que a vitamina B12 atua diretamente na produção e maturação das hemácias. Sua ausência pode levar a sintomas como fadiga, palidez, déficit de atenção, dores de cabeça e mesmo enjoos frequentes. Por isso, é muito importante consumir essa vitamina diariamente!

Alimentos como carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leites e derivados são ricos em vitamina B12

Para evitar a anemia perniciosa, o mais importante é manter uma alimentação rica em vitamina B12. As principais fontes são os produtos de origem animal: carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leites e derivados – que devem ser incorporados à rotina de alimentação.

Por isso, muitas pessoas veganas (que cortam carnes e derivados da dieta) correm o risco de sofrer com esse tipo de anemia. Para prevenir isso, é muito importante fazer um acompanhamento com um nutricionista e também tomar suplementos de vitamina B12. Assim, você evita que essa substância fique em falta no organismo. O mesmo serve para pessoas intolerantes à lactose ou que seguem alguma dieta muito restritiva.

Vitamina B12 é importante para o sistema nervoso central

Além de evitar a anemia perniciosa, a vitamina B12 também traz uma série de outros benefícios para o organismo. Ela é essencial, por exemplo, para a saúde do sistema nervoso central – pois evitam a chamada “desmielinização”, que consiste no desgaste dos tecidos que envolvem os nervos. A vitamina B12 é muito importante para evitar que esse processo ocorra nos neurônios, garantindo saúde para o sistema nervoso.

Vale lembrar que os alimentos ricos em vitamina B12 (de origem animal) também são importantes por outros fatores: são fontes fundamentais de proteína – auxiliam no ganho de massa muscular -, de vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para o funcionamento do organismo. Portanto, tente sempre manter um cardápio completinho com essa categoria de alimentos.