O que comer pelo bebê? 6 tipos de jantares para gestantes

Leguminosas não podem faltar na dieta, pois fornecerão energia, proteína, fibras e ferro
Leguminosas não podem faltar na dieta, pois fornecerão energia, proteína, fibras e ferro

É sempre importante manter uma alimentação saudável para deixar o organismo repleto dos nutrientes certos. As gestantes precisam ter este cuidado redobrado, já que as necessidades do bebê são atendidas pelo que se come também. A nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila deu algumas dicas de refeições para gestantes. Para isso, é importante variar na hora de preparar o prato.

Segundo ela, as saladas são tão importantes para o bom funcionamento do intestino quanto a carne, que devem ser em geral magras. O que também não pode faltar são as leguminosas, que fornecerão energia, proteína, fibras e ferro . Na hora do preparo dos legumes e vegetais, é necessário haver uma preocupação, não deixando cozinhar demais para não perder as vitaminas e fibras.

As frutas são essenciais nessa dieta balanceada, já que fornecem fibras, vitaminas e minerais. Mas os alimentos que são fonte energia como arroz, quinoa, mandioca, também não podem faltar . No caso, os alimentos energéticos podem ser substituídos em lanches por pão ou torrada, preferindo sempre os integrais. Porém, os demais componentes do cardápio devem ser mantidos.

Opções de jantares para gestantes

Jantar 1:

• Salada de alface americana com cenoura;

• Arroz integral;

• Feijão;

• Carne desfiada;

• Espinafre refogado;

Sobremesa:

• Melão;

Jantar 2:

• Salada de escarola com tomate;

• Batata cozida;

• Grão de bico;

• Frango assado sem pele;

• Abóbora cozida;

Sobremesa:

• Laranja com bagaço;

Jantar 3:

• Salada de rúcula com abobrinha;

• Purê de mandioquinha;

• Ervilha;

• Peixe ensopado;

• Vagem cozida;

Sobremesa:

• Abacaxi com miolo;

Jantar 4:

• Salada de alface roxa com rabanete;

• Mandioca cozida;

• Lentilha;

• Carne assada;

• Brócolis refogado;

Sobremesa:

• Manga;

Jantar 5:

• Salada de acelga com beterraba;

• Cevadinha;

• Feijão branco;

• Frango cozido;

• Repolho refogado;

Sobremesa:

• Mamão de qualquer tipo;

Jantar 6:

• Salada de agrião com pepino;

• Quinua;

• Ervilha;

• Peixe grelhado;

• Berinjela no forno;

Sobremesa:

• Maçã

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