Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que comer depois de malhar? As melhores opções para intensificar o resultado
Guia Culinário 05/02/2018

O que comer depois de malhar? As melhores opções para intensificar o resultado

Quem busca um corpo malhado sabe que não pode abrir mão dos exercícios físicos diariamente. Mas, para alcançar os melhores resultados e manter a saúde, é preciso aliar a musculação a uma dieta adequada. A maioria das pessoas sabe que para favorecer o desenvolvimento muscular é importante ter uma alimentação rica em proteínas. Mas esse nutriente não é o único necessário para o bom desenvolvimento dos seus músculos e, principalmente, para a manutenção da saúde. Você sabia que existem dietas específicas para antes e depois da prática de exercícios? Se você quer conquistar ou manter o corpo atlético, confira algumas opções de alimentos que devem fazer parte da sua refeição após a prática de atividades físicas.

O que incluir no seu prato depois de malhar?

É importante ingerir alimentos ricos em proteína magra – com pouca gordura – após a prática de exercícios físicos. Esse nutriente favorece a recuperação dos músculos e a síntese proteica muscular – ou seja, auxilia no crescimento dos músculos. Quanto menor o tempo entre a atividade física e a ingestão de proteína, melhor o efeito no corpo. Por isso, logo após a musculação é importante ingerir proteína hidrolisada ou isolada, como os shakes de proteína, e até duas horas depois, fazer uma refeição completa. O carboidrato também é bem importante nesse momento, já que ele é fonte de energia e compõe a massa muscular. A refeição pós-musculação é o momento ideal para a ingestão de carboidratos, porque é quando ele atua na formação dos novos tecidos musculares. Não se esqueça de incluir, também, fibras, vitaminas e minerais na sua alimentação.

Fontes de proteína

A proteína deve compor não apenas a refeição após a prática de exercícios, mas todas as refeições de quem quer ganhar massa muscular. O ideal é investir nas fontes de proteína magra, como o frango grelhado, peixes com pouca gordura ou ovos. Nozes, castanhas e outras oleaginosas também são excelentes fontes de proteínas. É importante variar os alimentos consumidos em cada refeição, já que cada um deles trazem diferentes benefícios para a nossa saúde.

Fontes de carboidrato

Os carboidratos devem sempre fazer parte da refeição pós-musculação. Milho, arroz integral e batata doce são boas opções para quem quer desenvolver músculos sem engordar. Vegetais como brócolis e couve-flor também são ricos em carboidratos. Lembre-se de alternar entre as opções, assim como acontece com as proteínas.

Fontes de fibras, vitaminas e minerais

Lentilha, vagem e cenoura são alimentos ricos em fibras e também contém vitaminas e minerais. Folhas também são ótimas fontes de fibras e devem fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada. Para suprir todas as necessidades do seu organismo, é importante incluir mais de uma fonte de vitaminas e minerais nas suas refeições, sempre lembrando de variar os alimentos escolhidos.