O que comer antes de correr? Descubra como ter mais energia e não passar mal

Antes de sair de casa para correr você pode preparar uma vitamina, que além de ser fonte de cálcio e carboidratos ajuda na hidratação do corpo
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Verdade seja dita, a corrida é um dos exercícios mais democráticos que tem. Afinal, não é preciso pagar uma academia para começar a treinar, apenas encontrar uma ciclovia, parque ou rua com pouca movimentação de carro na sua cidade para começar a se movimentar. Mas se você quer começar ou já começou a prática, saiba que não basta colocar o tênis e a roupa adequada! Também é preciso se alimentar antes de começar a correr, sabia? Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, nós preparamos as melhores dicas para quem corre. Dá uma olhada!

Carboidratos dão energia aos músculos

A primeira coisa que você precisa saber é que os carboidratos precisam estar presentes na sua dieta. Isso porque são eles que vão dar energia aos seus músculos, e consequentemente te ajudar no treino. Mas calma, não é qualquer carboidrato não, viu? Eles são divididos em duas categorias: simples e complexos, e é no primeiro grupo que você deve focar os seus esforços.

Isso porque eles são digeridos de forma mais rápida, o que é ótimo para o seu corpo, que precisa queimar energia - e ela virá justamente dos carboidratos. Alguns alimentos que se enquadram nessa categoria são massas e pães, então vale a pena ter isso em mente antes de começar a comer qualquer coisa antes de sair para correr. Mas atenção: doces e refrigerantes em geral também são carboidratos simples, mas nesse caso eles não são indicados para consumo porque não costumam ser saudáveis. Opte também por alimentos integrais, que fornecem energia por mais tempo.

Coma ao menos uma hora antes de correr

Outro cuidado que é preciso ter antes de se exercitar é não comer imediatamente antes de sair para correr. Isso pode causar dores estomacais, já que o corpo ainda não digeriu completamente o alimento. Ok, mas quanto tempo tenho que esperar para correr depois de me alimentar? Então, depende da quantidade e de que tipo de comida foi ingerida. Se você tiver almoçado, o ideal é esperar ao menos duas horas antes de correr, já se optou por um lanche rico em carboidratos simples, uma hora é suficiente. Na dúvida, consulte o seu nutricionista.

Idade pode interferir na alimentação

Nem todo mundo pensa nisso, mas você sabia que a sua idade interfere diretamente no tipo de alimentação que você deveria apostar? Isso porque em cada fase da vida o seu corpo possui deficiência de um alimento específico. Sem falar que o processo digestivo também varia de pessoa para pessoa, e por isso é essencial buscar um profissional habilitado antes de começar a fazer uma dieta própria para o treino. Apenas ele poderá indicar o que é melhor para atender às suas necessidades sem comprometer as deficiências da sua idade.

Potássio deve estar presente na alimentação de atletas

Uma dica muito boa é apostar no potássio. Isso porque esse mineral traz diversos benefícios para quem se exercita. Em primeiro lugar, ajuda o corpo a recuperar os nutrientes perdidos durante o exercício por regular a entrada e saída de água no organismo. Além disso, melhora a circulação sanguínea e ajuda na recuperação do exercício. Se até agora você estava pensando que só há vantagens para a alimentação pós-corrida está enganado, porque há um quarto benefício para quem se movimenta: ajudar na contração muscular. Em outras palavras: evita a tão temida cãibra, um verdadeiro pesadelo para corredores.

Não se esqueça de se hidratar

Por fim, além de comer é preciso beber bastante líquido antes de correr para não correr o risco de desidratar. Nossa dica é apostar não somente em água, sucos e em isotônicos, mas também em vitaminas, já que elas possuem o cálcio do leite (que é essencial para fortalecer os ossos) e frutas, que podem ser boas fontes de carboidrato. Só não esqueça de regra de esperar a digestão antes de se exercitar, ok?

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