Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que comer à noite? Nutricionista lista alimentos a serem evitados no jantar
Guia Culinário 05/10/2018

O que comer à noite? Nutricionista lista alimentos a serem evitados no jantar

Quem deseja seguir uma rotina de alimentação saudável precisa pensar com bastante cuidado sobre o que vai colocar no prato – principalmente no jantar, já que em seguida vamos dormir, e nesse momento o metabolismo trabalha de forma mais lenta. Ao escolher um alimento que não é muito indicado para o horário, o corpo pode sofrer com má digestão, podendo gerar insônia e até problemas mais sérios.

Mas, ainda que conheça a importância de apostar em uma comida mais leve, será que você sabe o que deve ficar bem longe da última refeição do dia? Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto nós conversamos com a nutricionista Vanessa Azevedo de Jesuz, que explicou quais alimentos devem ser evitados e por quê.

Carnes vermelhas não são bem digeridas enquanto dormimos

Na hora de preparar o jantar, muitas pessoas apostam na carne vermelha. No entanto, seu consumo não é indicado para a última refeição do dia pelo seguinte motivo: por ser rica em proteínas, ela não será devidamente digerida com o metabolismo mais lento que o organismo tem nesse horário. “Como a carne vermelha demora mais tempo para fazer digestão, o ideal é evitar e dar preferência para carnes mais leves, principalmente o peixe“, indica a nutricionista Vanessa Azevedo de Jesuz.

Café, refrigerante, mate e qualquer outro alimento com cafeína funcionam como estimulantes

O café e outros alimentos que contam com cafeína na composição – como refrigerantes e chocolate, por exemplo – não são indicados para a noite pelo fato de funcionarem como estimulantes. Assim, por mais que bata a vontade de beliscar o doce depois do jantar ou de beber algo que tenha esse componente, vale evitar para que o corpo não fique com muita energia e você acabe com insônia. “O ideal é consumir cafeína até 16h da tarde para não ter interferência no sono”, recomenda a nutricionista. No entanto, ela explica que também existem exceções. “Algumas pessoas não têm essa sensibilidade à cafeína e conseguem suportar a dose noturna sem que ela interfira na hora de dormir”.

Alimentos gordurosos e embutidos podem causar desconforto

Alimentos com muita gordura (como batata frita, ovos e queijos) e os embutidos (linguiça, salame, presunto e mortadela) também fazem parte da lista de vilões para a hora do jantar. O motivo? É que além do fato de não serem tão nutritivos, o metabolismo mais lento do organismo pode fazer com que eles causem desconforto e que o acúmulo de gorduras seja ainda maior.

“O ideal é que a gente tenha sempre refeições mais leves durante a noite, porque a tendência é ter uma pior digestão nesse horário – e isso atrapalha até o nosso sono”, aponta Vanessa.

Doces em geral e demais alimentos açucarados muitas vezes deixam o sono agitado

O chocolate não é o único doce que deve ser evitado durante a noite por ter cafeína na composição: o ideal é passar longe de qualquer alimento açucarado próximo ao horário do jantar para que a qualidade do seu sono não seja prejudicada. A nutricionista esclarece o motivo: “o consumo de doces causa alteração na glicemia, e isso pode fazer com que você tenha um sono agitado, inclusive pesadelos”.

* Vanessa Azevedo de Jesus (CRN 4 14100131) é graduada e mestre em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente faz doutorado na área pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Veja mais