Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que combina com purê de batata? Veja opções deliciosas
Guia Culinário 29/06/2021

O que combina com purê de batata? Veja opções deliciosas

O purê de batata é um acompanhamento clássico da culinária que faz parte de diversos pratos típicos e cardápios. Ele é considerado, inclusive, uma preparação de batata bem simples, além de ser uma receita deliciosa. Graças à versatilidade do vegetal, é possível combiná-lo com variados ingredientes e montar refeições bem apetitosas. Veja o que combina com purê de batata e descubra opções deliciosas para aproveitar ainda mais esse acompanhamento.

1. Use temperos de ervas e pimentas para dar mais gosto ao purê de batata

Há várias maneiras de fazer purê de batata, sabia? É possível encontrar da mais simples à mais complexa receita na internet. Porém, você não precisa ter tanto trabalho para preparar um acompanhamento que fuja do tradicional e que seja cheio de sabor.

Por isso, a nossa dica é aproveitar as especiarias que você tem à disposição para incrementar o gosto do seu purê. Você pode usar temperos naturais de ervas, como alecrim, manjericão, salsa e orégano. Para valorizar ainda mais a receita, adicione também pimenta a gosto. Os tipos de pimenta mais comuns são pimenta-do-reino e calabresa, mas você pode testar os sabores que preferir. Tempere com equilíbrio para que você possa sentir tanto o gosto do purê quanto das especiarias!

2. Acrescente queijo para deixar o purê de batata cremoso e saboroso

Queijo, requeijão e creme de leite são exemplos de ingredientes que combinam muito com purê de batata. Acrescentá-los à receita faz com que o acompanhamento fique ainda mais saboroso. A textura da mistura fica mais cremosa e é como se o purê derretesse na boca! Algumas fatias de queijo muçarela ou raspas de queijo branco podem ser adicionadas durante o preparo ou mesmo algumas colheres de requeijão. No entanto, busque não exagerar para aproveitar o sabor do ingrediente principal, que é a batata!

3. Sirva o acompanhamento com iscas de carne bem temperadas e ao ponto

Você pode fazer do purê o item principal do prato ou utilizá-lo como acompanhamento. De qualquer forma, uma ótima dica é servi-lo junto a iscas de carne bem temperadas. A combinação do purê com a proteína é incrivelmente bem sucedida! Purê de batata combina com frango, alcatra, contrafilé, almôndega, fígado e diferentes tipos de peixes.

Você pode escolher o tipo de carne que mais lhe interessa, mas o ideal é buscar por carnes magras (que têm menos gorduras, bastante ferro e vitaminas). Tempere bem a peça antes de fatiá-la e levá-la à panela. Se desejar, prepare um molho para acompanhar o prato. Depois, sirva junto com o purê e aproveite!

4. Prepare legumes salteados ou recheados para uma dieta sem carnes

Para aqueles que não comem carne ou apenas querem uma opção sem proteína animal, há também ótimas maneiras de aproveitar o purê de batata. Se você gosta de legumes, você pode prepará-los salteados – seja na manteiga ou no azeite – ou então recheados. Delícia, né?

Essas receitas combinam muito bem com purê de batata e dão um toque especial a este acompanhamento que, apesar de simples, é um grande aliado de refeições saborosas e deixam todos com água na boca. Agora, é só cozinhar e aproveitar todas essas combinações!