Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que acontece se eu não comer por um dia? Entenda a transformação do seu corpo
Guia Culinário 21/02/2020

O que acontece se eu não comer por um dia? Entenda a transformação do seu corpo

Você já ficou um dia inteiro sem comer? Quando fazemos jejum por muito tempo, o nosso corpo tende a funcionar de forma diferente, queimando nossos estoques de glicogênio para gerar energia. Interessante, né? Para que você entenda melhor como funciona o nosso organismo em 24 horas de jejum, nós fizemos uma matéria bem completa. Dá uma olhada!

Nas primeiras 6 horas de jejum, o corpo transforma glicose em glicogênio

Durante as primeiras 6 horas de jejum, o nosso organismo continua trabalhando normalmente, sabia? Durante o processo de metabolismo, a glicose é transformada em glicogênio, criando um estoque de energia para o nosso corpo. Até então, a maioria das pessoas tende a ficar com fome, mas a sensação de mau humor costuma ser pequena.

Após as primeiras 6 horas, é iniciada a queima de gordura para produzir energia

Após as primeiras 6 horas, quando não há mais glicose disponível no organismo, inicia-se o processo de cetose, que consiste na queima de gordura para gerar corpos cetônicos e, assim, produzir de energia. Quando isso ocorre, o hálito costuma ficar com um leve cheiro de acetona, decorrente desse processo de queima.

O problema de ficar muitas horas em processo de cetose é que certos sintomas começam a aparecer, tais como dor de cabeça, náusea, cansaço e mau humor. Por isso, dietas que envolvem jejum (ou que propõem uma rotina low carb) devem ser feitas com bastante cuidado. Caso você fique 24 horas sem comer, por exemplo, o organismo ficará em cetose durante muito tempo – portanto, atenção!

Obs.: Caso o processo de cetose ocorra por muito tempo, o sangue pode ficar ácido demais (por conta dos corpos cetônicos), acarretando problemas mais graves. Em algumas situações, inclusive, isso pode deixar o organismo em coma. Portanto, lembre-se de ter o devido acompanhamento de um nutricionista para seguir esse tipo de dieta.

Por que ficamos com mau humor quando estamos com fome?

Caso você fique o dia inteiro sem se alimentar, é comum ficar com sintomas de mau humor e irritabilidade. Isso ocorre pelo seguinte fator: quando há baixa de glicose no organismo, os níveis de cortisol e adrenalina (hormônios relacionados ao estresse) tendem a aumentar. Por isso, caso você fique um dia inteiro (ou muitas horas) de jejum, a tendência é ficar estressado e irritado por questões químicas.