Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Nutricionista ensina como ganhar peso com saúde com a ajuda das vitaminas
Guia Culinário 24/09/2018

Nutricionista ensina como ganhar peso com saúde com a ajuda das vitaminas

Quando se fala em dieta, todo mundo logo pensa em um cardápio focado em alimentos que ajudam a emagrecer. No entanto, também é possível readaptar a alimentação para aumentar o peso com saúde – e, nesse caso, as vitaminas aparecem como ótimas aliadas!

Pensando nisso, e para tirar algumas dúvidas de quem está com esse objetivo, conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel sobre o assunto. Entender como funciona esse ganho de peso e veja dicas para preparar a vitamina ideal:

Vitaminas aumentam o peso ao mesmo tempo que entregam os nutrientes necessários para o organismo

Em geral, ganhar peso é muito mais difícil que perder. No entanto, quando o objetivo é aumentar as medidas de maneira saudável, a tarefa se torna um pouco mais complicada. Isso porque não basta comer mais ou sem restrições durante as refeições para conseguir o resultado desejado – mas sim apostar em opções que contribuam para o ganho de massa ao mesmo tempo em que entregam nutrientes importantes para o funcionamento do organismo.

Nesse caso, uma boa dica para engordar sem deixar a dieta saudável de lado é apostar em vitaminas! A nutricionista Cristiane Coronel explica por que essa prática realmente dá resultado: “Acrescentar vitamina de frutas à alimentação habitual faz com que haja o aumento de calorias diárias. E mais: oferece aporte nutricional de fibras, proteínas, carboidratos e micronutrientes para um ganho de peso saudável”, esclarece.

Bebida é indicada para o café da manhã, lanche da tarde ou pós-treino

Para aproveitar as substâncias das vitaminas do jeito certo, a nutricionista recomenda que elas sejam tomadas em horários específicos. “As vitaminas nutritivas são geralmente indicadas como um desjejum, lanche ou lanche pós-treino”, diz.

Além de ajudar no ganho de peso, no desjejum – que é considerado a refeição mais importante do dia -, a bebida também aparece como uma ótima opção por fazer com que o corpo absorva todos os nutrientes que precisa para ter mais energia para as tarefas que virão pela frente.

Vitamina pode ser preparada com bases diferentes: saiba como fazer

Na hora de preparar a vitamina, a profissional afirma que é possível apostar em diferentes bases líquidas para fazer a mistura – como leite desnatado, integral ou sem lactose; bebidas vegetais de amêndoas, aveia, arroz, quinoa, soja; água de coco; ou sucos naturais de laranja, acerola, abacaxi e outras frutas. Depois, com a base escolhida, ela explica que é preciso acrescentar à parte líquida de uma a duas porções de frutas e de uma a duas colheres de sopa com um mix de fibras. “Este mix pode ser preparado em casa, misturando três tipos de farelos ou grãos diferentes – como, por exemplo, aveia, linhaça e amaranto”, explica Cristiane.

E se você apostar na vitamina à base de coco ou de suco de frutas, vale destacar que é preciso ficar atento à escolha dos ingredientes para que a bebida fique com a textura ideal. “Nesse caso, é interessante incluir vegetais – como couve, salsão, pepino, inhame – para deixá-la cremosa e encorpada”, indica a nutricionista.