Ter mais disposição e deixar o corpo forte e musculoso mantendo uma rotina esportiva adequada e funcional à sua vida é muito possÃvel! Mesmo com todos os deveres e obrigações cotidianas, buscar uma saúde de atleta exige sim alguns esforços extras, mas é mais simples do que parece. Com força, foco, determinação e, claro, uma alimentação equilibrada, essas atividades podem ser, a curto prazo, até prazerosos hábitos saudáveis no dia a dia. Veja como a nutrição esportiva pode ser importante para você conquistar a saúde de um verdadeiro campeão!
Mais que um mero "lifestyle" (estilo de vida) seguir uma alimentação voltada à s atividades fÃsicas pode ser importante para todos que também almejam equilibrar e regular o organismo contra os desgastes decorrentes da rotina. Para isso, a boa notÃcia é que não precisamos ser um campeão olÃmpico para chegar a esse padrão alimentar. Segundo a nutricionista esportiva Luiza Soares, uma saúde de atleta deve estar ao alcance de todos:
"É importante termos cuidados com a alimentação saudável, ingestão hÃdrica e atividade fÃsica correta, descanso, exposição solar e controle do estresse. Para ter uma saúde de atleta no que diz respeito à alimentação, por exemplo, é importante que se faça uma correta ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais), que fazem parte de processos fisiológicos do nosso organismo, tanto para manutenção da nossa imunidade, como para ganho de massa muscular, perda de gordura, mecanismos neurológicos, hormonais", argumenta.Principais alimentos para a nutrição esportiva
Para adaptar a nutrição esportiva com as demandas de uma pessoa normal (que não seja um atleta) no dia a dia, alguns alimentos são indispensáveis para melhorar a disposição e contribuir com a saúde dos nossos músculos. A nutricionista explica:
"Alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais como frutas e vegetais. Boas fontes de gorduras como os peixes, coco, abacate, sementes e oleaginosas. A correta ingestão de proteÃnas que podem ter origem animal, advinda de carnes, frango, peixes, ovos, leite e derivados ou vegetal, sendo as principais fontes os vegetais verdes escuros, sementes, oleaginosas, grão de bico, quinoa, tofu", edestaca a profissional, enfatizando também a necessidade do consumo adequado das quantidades de macronutrientes, proteÃnas, carboidratos e gorduras:
"A proteÃna é um nutriente responsável pela estrutura do organismo, constituindo órgãos, tecidos e os músculos. Além de formar enzimas e hormônios. O carboidrato é uma fonte rápida de energia para o organismo, sendo necessários muitas vezes para repor ou fornecer energia rapidamente no começo ou ao longo de uma atividade fÃsica. Já a gordura também é uma fonte de energia para o organismo, além de formar hormônios, membrana celular e ajudar na absorção de vitaminas lipossolúveis", completa a nutricionista.
Atenção à individualidade: Cada pessoa tem uma necessidade nutricional diferente!
Cada pessoa necessita de uma ingestão de nutrientes diferentes, isso se dá devido à individualidade biológica de cada um. Para Luiza Soares, cada pessoa reage de uma forma a prática de atividade fÃsica e as dietas, sendo é necessário estar sempre atento e informado:
"Por isso a importância de buscar profissionais capacitados para fazer essa orientação. Praticar atividades fÃsicas muito intensas sem o correto preparo ou execução, pode ser prejudicial, levando a lesões e até mesmo queda do sistema imune. A dieta também deve ser individualizada, cada organismo necessita de uma quantidade especÃfica de nutrientes, uma restrição alimentar muito rÃgida e sem orientação, também pode ser prejudicial, prejudicando a imunidade, ganho de massa magra e função de outros sistemas do corpo", finaliza a nutricionista.
*Luiza Soares (CRN 17100444) nutricionista formada pela UFRJ e pós graduanda em nutrição esportiva e funcional. A profissional disponibiliza sua página no Instagram para informações e contato: @nutricionistaluizasoares