Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Nutrição esportiva: Descubra como ter uma saúde de atleta no dia a dia!
Guia Culinário 18/04/2017

Nutrição esportiva: Descubra como ter uma saúde de atleta no dia a dia!

Ter mais disposição e deixar o corpo forte e musculoso mantendo uma rotina esportiva adequada e funcional à sua vida é muito possível! Mesmo com todos os deveres e obrigações cotidianas, buscar uma saúde de atleta exige sim alguns esforços extras, mas é mais simples do que parece. Com força, foco, determinação e, claro, uma alimentação equilibrada, essas atividades podem ser, a curto prazo, até prazerosos hábitos saudáveis no dia a dia. Veja como a nutrição esportiva pode ser importante para você conquistar a saúde de um verdadeiro campeão!

Mais que um mero “lifestyle” (estilo de vida) seguir uma alimentação voltada às atividades físicas pode ser importante para todos que também almejam equilibrar e regular o organismo contra os desgastes decorrentes da rotina. Para isso, a boa notícia é que não precisamos ser um campeão olímpico para chegar a esse padrão alimentar. Segundo a nutricionista esportiva Luiza Soares, uma saúde de atleta deve estar ao alcance de todos:

“É importante termos cuidados com a alimentação saudável, ingestão hídrica e atividade física correta, descanso, exposição solar e controle do estresse. Para ter uma saúde de atleta no que diz respeito à alimentação, por exemplo, é importante que se faça uma correta ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais), que fazem parte de processos fisiológicos do nosso organismo, tanto para manutenção da nossa imunidade, como para ganho de massa muscular, perda de gordura, mecanismos neurológicos, hormonais”, argumenta.

Principais alimentos para a nutrição esportiva

Para adaptar a nutrição esportiva com as demandas de uma pessoa normal (que não seja um atleta) no dia a dia, alguns alimentos são indispensáveis para melhorar a disposição e contribuir com a saúde dos nossos músculos. A nutricionista explica:

“Alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais como frutas e vegetais. Boas fontes de gorduras como os peixes, coco, abacate, sementes e oleaginosas. A correta ingestão de proteínas que podem ter origem animal, advinda de carnes, frango, peixes, ovos, leite e derivados ou vegetal, sendo as principais fontes os vegetais verdes escuros, sementes, oleaginosas, grão de bico, quinoa, tofu”, edestaca a profissional, enfatizando também a necessidade do consumo adequado das quantidades de macronutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras:

“A proteína é um nutriente responsável pela estrutura do organismo, constituindo órgãos, tecidos e os músculos. Além de formar enzimas e hormônios. O carboidrato é uma fonte rápida de energia para o organismo, sendo necessários muitas vezes para repor ou fornecer energia rapidamente no começo ou ao longo de uma atividade física. Já a gordura também é uma fonte de energia para o organismo, além de formar hormônios, membrana celular e ajudar na absorção de vitaminas lipossolúveis”, completa a nutricionista.

Atenção à individualidade: Cada pessoa tem uma necessidade nutricional diferente!

Cada pessoa necessita de uma ingestão de nutrientes diferentes, isso se dá devido à individualidade biológica de cada um. Para Luiza Soares, cada pessoa reage de uma forma a prática de atividade física e as dietas, sendo é necessário estar sempre atento e informado:

“Por isso a importância de buscar profissionais capacitados para fazer essa orientação. Praticar atividades físicas muito intensas sem o correto preparo ou execução, pode ser prejudicial, levando a lesões e até mesmo queda do sistema imune. A dieta também deve ser individualizada, cada organismo necessita de uma quantidade específica de nutrientes, uma restrição alimentar muito rígida e sem orientação, também pode ser prejudicial, prejudicando a imunidade, ganho de massa magra e função de outros sistemas do corpo”, finaliza a nutricionista.

*Luiza Soares (CRN 17100444) nutricionista formada pela UFRJ e pós graduanda em nutrição esportiva e funcional. A profissional disponibiliza sua página no Instagram para informações e contato: @nutricionistaluizasoares