Nuggets saudáveis: Veja como deixar esse frango mais saboroso e nutritivo

Deliciosos e crocantes, os nuggets também podem ganhar uma versão mais saudável, com menos calorias e gorduras. Aprenda a fazer em sua casa
Deliciosos e crocantes, os nuggets também podem ganhar uma versão mais saudável, com menos calorias e gorduras. Aprenda a fazer em sua casa

Poucos alimentos caíram tanto no gosto das pessoas como os nuggets. Esses pequenos pedaços de frango empanado são, além de crocantes e muito saborosos, extremamente fáceis e práticos de fazer, por isso vivem no topo dos produtos congelados mais consumidos no dia a dia. Porém, isso tudo não nos basta: é preciso ser saudável! A boa notícia é que existem formas e versões de nuggets mais naturais e nutritivas, com menos calorias e gorduras, ótimos para dietas ou regimes.

Segundo a nutricionista Giovana Morbi, comer o mesmo frango, mesmo que seja empanado, todos os dias acaba enjoando, então essa variação de nuggets pode ajudar a variar o cardápio de um jeito muito gostoso: "Você vai precisar de pequenos pedaços de frango (para ficar mais saudável ainda, aconselho usar o frango orgânico), farinha de linhaça, castanhas ou farinha de trigo integral e queijo parmesão light ralado. Tenho certeza que sua família vai adorar", garante a profissional que disponibiliza, abaixo, uma receita de nuggets saudáveis. Confira!

Receita de nugget saudáve: como fazer?

Ingredientes:

- 2 peitos de frango grandes, sem pele, sem osso, cortado em pequenos pedaços do mesmo tamanho e de preferência orgânicos

- Sal, suco de limão e pimenta a gosto

- 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem

- 6 colheres de sopa de farinha de linhaça, de castanhas ou farinha de trigo integral

- 2 colheres de sopa de queijo parmesão light ralado

- Cebolinha, alecrim ou cheiro-verde a gosto (opcional)

Modo de preparo: Primeiro coloque o azeite, a farinha e o queijo (se optar por colocar os "verdinhos" – cebolinha, cheiro-verde ou alecrim – acrescente-os nessa mistura) em um recipiente. Misture tudo e reserve. Tempere o frango com o sal, suco de limão e pimenta, e em seguida passe pedaço por pedaço na mistura com a farinha, azeite e queijo, até que fiquem bem cobertos.Depois, unte a assadeira (utilize azeite ou um pouco de manteiga sem sal), coloque os pedacinhos de frango e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por uns 30 minutos ou até dourar. Pronto! "Nugget saudável e delicioso, muito melhor que o industrializado", finaliza a nutricionista.

As vantagens dos nuggets saudáveis para sua alimentação

O que não faltam são benefícios para que os nuggets saudáveis se sobressaiam mais do que os alimentos industrializados. Confira alguns deles:

1 - Preparados em casa: Quando optamos por fazer as coisas em casa, já é um benefício e tanto. Uma vez que sabemos exatamente os ingredientes que são utilizados e as origens dos mesmos. Faremos o nosso próprio controle de qualidade.

2 - Aumentamos a ingestão de fibras: O nugget saudável é preparado com ingredientes ricos em fibras alimentares, tal como a farinha de linhaça (ou farinha de trigo integral), substância responsável por proporcionar saciedade e melhorar o trânsito intestinal. Diferente do industrializado, que é feito com a farinha branca, pobre em nutrientes.

3 - Livre de conservantes e aditivos químicos: Preparar em casa é garantia de alimentos saudáveis e sem substâncias que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, tornando assim a refeição mais natural.

4 - Sabor mais aguçado: Quanto mais natural, melhor é e quanto mais natural, mais o sabor é evidenciado. Podemos desfrutar do gosto dos alimentos e identificá-los mais facilmente. É tanto sabor que o paladar agradece!

* Giovana Morbi (CRN-SP 34076) é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo com especialização em Nutrição Clínica e Ortomolecular com extensão em Nutrigenômica e especializada em Diabetologia Prática pelo Steno Eduacation Center, Dinamarca. A profissional disponibiliza seu site para contato e outras informações: Giovana Morbi

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