Nuggets saudáveis: Veja como deixar esse frango mais saboroso e nutritivo

Deliciosos e crocantes, os nuggets também podem ganhar uma versão mais saudável, com menos calorias e gorduras. Aprenda a fazer em sua casa
Deliciosos e crocantes, os nuggets também podem ganhar uma versão mais saudável, com menos calorias e gorduras. Aprenda a fazer em sua casa
Giovana Morbi

Consultor:

Giovana Morbi

Graduada em Nutrição pela Faculdade São Camilo, é especialista em Nutrição Clínica e Ortomolecular com extensão em Nutrigenômica e especializada em Diabetologia Prática pelo Steno Education Center, na Dinamarca.

Poucos alimentos caíram tanto no gosto das pessoas como os nuggets. Esses pequenos pedaços de frango empanado são, além de crocantes e muito saborosos, extremamente fáceis e práticos de fazer, por isso vivem no topo dos produtos congelados mais consumidos no dia a dia. Porém, isso tudo não nos basta: é preciso ser saudável! A boa notícia é que existem formas e versões de nuggets mais naturais e nutritivas, com menos calorias e gorduras, ótimos para dietas ou regimes.

Segundo a nutricionista Giovana Morbi, comer o mesmo frango, mesmo que seja empanado, todos os dias acaba enjoando, então essa variação de nuggets pode ajudar a variar o cardápio de um jeito muito gostoso: "Você vai precisar de pequenos pedaços de frango (para ficar mais saudável ainda, aconselho usar o frango orgânico), farinha de linhaça, castanhas ou farinha de trigo integral e queijo parmesão light ralado. Tenho certeza que sua família vai adorar", garante a profissional que disponibiliza, abaixo, uma receita de nuggets saudáveis. Confira!

Receita de nugget saudável: como fazer?

Ingredientes:

- 2 peitos de frango grandes, sem pele, sem osso, cortado em pequenos pedaços do mesmo tamanho e de preferência orgânicos

- Sal, suco de limão e pimenta a gosto

- 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem

- 6 colheres de sopa de farinha de linhaça, de castanhas ou farinha de trigo integral

- 2 colheres de sopa de queijo parmesão light ralado

- Cebolinha, alecrim ou cheiro-verde a gosto (opcional)

Modo de preparo: Primeiro coloque o azeite, a farinha e o queijo (se optar por colocar os "verdinhos" – cebolinha, cheiro-verde ou alecrim – acrescente-os nessa mistura) em um recipiente. Misture tudo e reserve. Tempere o frango com o sal, suco de limão e pimenta, e em seguida passe pedaço por pedaço na mistura com a farinha, azeite e queijo, até que fiquem bem cobertos.Depois, unte a assadeira (utilize azeite ou um pouco de manteiga sem sal), coloque os pedacinhos de frango e leve ao forno preaquecido a 180 graus por uns 30 minutos ou até dourar. Pronto! "Nugget saudável e delicioso, muito melhor que o industrializado", finaliza a nutricionista.

As vantagens dos nuggets saudáveis para sua alimentação

O que não faltam são benefícios para que os nuggets saudáveis se sobressaiam mais do que os alimentos industrializados. Confira alguns deles:

1 - Preparados em casa: Quando optamos por fazer as coisas em casa, já é um benefício e tanto. Uma vez que sabemos exatamente os ingredientes que são utilizados e as origens dos mesmos. Faremos o nosso próprio controle de qualidade.

2 - Aumentamos a ingestão de fibras: O nugget saudável é preparado com ingredientes ricos em fibras alimentares, tal como a farinha de linhaça (ou farinha de trigo integral), substância responsável por proporcionar saciedade e melhorar o trânsito intestinal. Diferente do industrializado, que é feito com a farinha branca, pobre em nutrientes.

3 - Livre de conservantes e aditivos químicos: Preparar em casa é garantia de alimentos saudáveis e sem substâncias que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, tornando assim a refeição mais natural.

4 - Sabor mais aguçado: Quanto mais natural, melhor é e quanto mais natural, mais o sabor é evidenciado. Podemos desfrutar do gosto dos alimentos e identificá-los mais facilmente. É tanto sabor que o paladar agradece!

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