Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Noz-moscada: os benefícios desse condimento para a nossa saúde
Guia Culinário 14/11/2018

Noz-moscada: os benefícios desse condimento para a nossa saúde

A noz-moscada – que é a semente dos frutos da árvore Moscadeira – é muito utilizada como condimento dos mais variados pratos por ter um sabor característico. No entanto, ainda que seja muito comum no dia a dia, o que muita gente não sabe é que ela vem acompanhada de vários benefícios para a saúde por ter baixo colesterol e muitas substâncias importantes em sua composição – como minerais, vitaminas (incluindo as do complexo B) e óleos essenciais e por exemplo. Saiba mais detalhes sobre os seus benefícios:

Noz-moscada conta com efeito detox no organismo

Um dos maiores benefícios da noz-moscada é contar com um efeito detox! É que, com isso, ela é capaz de remover as substâncias tóxicas do organismo e ainda ajudar quem está em processo de emagrecimento por desinchar o corpo. E não para por aí: além disso tudo, ainda beneficia o fígado e os rins por evitar complicações em um desses órgãos – como é o caso de cálculos renais, por exemplo.

Faz bem para a saúde do cérebro e melhora a concentração

Você sabia que a noz-moscada também ajuda a estimular o cérebro? O motivo para isso é a presença das vitaminas do complexo B em sua composição, que atuam diretamente no sistema nervoso para deixar o órgão mais ativo e melhorar a concentração e memória. Por este motivo, ela é muito indicada para o tratamento de problemas mentais – como depressão e ansiedade – e para prevenir o mal de Alzheimer.

Ainda tem mais: outra função do condimento é funcionar como um remédio natural para impedir a insônia e garantir um sono tranquilo e sem interrupções. Para conseguir esse efeito, a dica é preparar um chá de noz-moscada ou adicionar uma colher do ingrediente em um copo de leite.

Ajuda a aliviar cólicas menstruais

A noz-moscada também aparece como aliada para aliviar os sintomas das cólicas menstruais. Graças aos benefícios do complexo B, ela consegue controlar as variações no humor que afetam muitas mulheres durante esse período. Além disso, também ajuda a reduzir as dores físicas por melhorar a circulação sanguínea.

Traz benefícios para o sistema respiratório

Não é só a circulação sanguínea que é beneficiada pela noz-moscada: ela também faz muito bem para o sistema respiratório! É por isso que ela aparece em vários remédios para resfriado e seu óleo é considerado um aliado para tratar problemas ligados à respiração – como a asma, por exemplo.

Aliada contra o mau hálito

Quem tem problemas com mau hálito também pode contar com a ajuda da noz-moscada. Isso acontece porque, entre suas propriedades, está a ação antibacteriana – propriedade que justifica sua presença na composição de cremes dentais.

Veja mais