Nhoque de cenoura

Médio
1h30
3 porções de 220 g
Nhoque de cenoura

Quem é que resiste a um bom nhoque? Essa tradicional receita italiana feita com batata pode ficar ainda mais saborosa e nutritiva! Feito à base de batata-doce e cenoura, esse nhoque mais adocicado é uma ótima pedida para variar o cardápio e deixar as refeições ainda mais interessantes. Além disso, conta com um molho de passata de tomate orgânico e mozzarella de búfala zero lactose, sendo uma excelente opção de acompanhamento mais leve. Confira como preparar um nhoque de cenoura e surpreenda no almoço de domingo!

Modo de preparo

Em uma assadeira, disponha os cubos de cenoura e batata-doce, regue com um fio de azeite e tempere com o sal e a pimenta.

Cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido (200˚C) até ficarem bem macios (cerca de 60 minutos).

Deixe esfriar e passe no processador.

Em um recipiente, coloque a mistura processada e junte o ovo, a farinha de trigo e a noz-moscada.

Misture muito bem e depois trabalhe a massa com as mãos até parar de grudar.

Se necessário, adicione mais farinha pouco a pouco.

Modele rolinhos e corte os nhoques no tamanho desejado.

Cozinhe-os em água fervente com uma pitada de sal, colocando pequenas porções de cada vez.

Quando os nhoques subirem à superfície, retire com uma escumadeira.

Transfira para um refratário untado com azeite, evitando sobrepor os nhoques. Reserve mantendo aquecido.

Para o molho, basta aquecer a passata.

Sirva quente, decorado com as folhas de manjericão e a mozzarella de búfala.

Cenoura faz bem para os olhos

Grande estrela do prato, a cenoura possui vários benefícios para a saúde: ela é rica em vitamina A, C e K, que fazem superbem para a pele, e principalmente para os olhos. Ela também diminui o risco de infecções, ajuda no trânsito intestinal e quem tem prisão de ventre e ainda auxilia na regulação da pressão arterial. A cenoura também diminui o risco de câncer, graças à presença de antioxidantes.

Batata-doce é antioxidante e rica em fibras

A batata-doce é figurinha certa na dieta de quem segue uma vida fitness, e não é sem motivo: considerada um superalimento, ela tem baixo índice glicêmico e é rica em fibras e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. Seu consumo é bom para quem quer perder peso e evitar a anemia, graças à sua grande concentração de minerais, além de ajudar a prevenir gripes e resfriados.

Tomate protege contra o câncer de próstata

Esse fruto, que é a base para o molho delicioso que acompanha o nhoque, também é recheado de vantagens para quem quer adotar um estilo de vida mais saudável. O tomate é excelente para o câncer de próstata, pois é rico em licopeno. Essa substância evita que vasos sanguíneos que nutrem células anormais, e possivelmente tumorais, cresçam. O fruto também é fonte de cromo, mineral que auxilia os diabéticos no controle de glicose no sangue.

Noz-moscada é detox e melhora a respiração

A noz-moscada é um condimento muito apreciado, mas também muito saudável. Ela ajuda a eliminar as toxinas do organismo e tem efeito benéfico no sistema respiratório e na circulação sanguínea. Essa semente também é incrível para auxiliar nas cólicas menstruais e até mesmo aliviar o mau hálito.

Nhoque de cenoura

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 205 kcal = 861 kj 10
Carboidrato 28 g 9
Proteína 8,4 g 11
Gorduras totais 6,6 g 12
Gorduras saturadas 2,5 g 11
Gorduras trans 0 g **
Sódio 177 mg 7
Colesterol 27 mg 9
Fibra alimentar 16 g 64
Vitamina A 580 mcg 96
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 8,6 mg 19
Cálcio 143 mg 14
Ferro 1 mg 7
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