Nectarina, pêssego e ameixa: Você sabe qual é a diferença entre essas frutas?

Apesar de serem muito parecidas, nectarina, ameixa e pêssego são diferentes. Descubra o que distingue essas frutas e suas peculiaridades.
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Patrícia Bertoni Brotherhood

Consultor:

Patrícia Bertoni Brotherhood

Formada em Nutrição pela UNIRIO, é especializada em Gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos

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Você, com toda a certeza, quando foi à feira, já deve ter confundido as frutas nectarina, pêssego e ameixa. Mas, apesar de muito parecidas, elas possuem diferenças, principalmente em suas propriedades nutricionais. Saiba como distingui-las, suas peculiaridades, e descubra os benefícios de acrescenta-las na sua alimentação saudável.

Fonte de importantes nutrientes, as três frutas possuem um quadro nutricional incrível e ajudam a completar as substâncias necessárias para o bem-estar do nosso corpo. A nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood explica a "confusão" entre elas e destaca que todas possuem baixo valor calórico e são facilmente acrescidas no nosso dia a dia:

"As três possuem certo parentesco. Confunde-se as nectarinas com os pêssegos devido a seu formato e coloração amarelada, mas possuem diferentes cascas. A casca do pêssego é mais grossa e de textura aveludada, mas ainda existem algumas diferenças gerais no tamanho: o pêssego é um pouco maior, o sabor da nectarina é mais doce e suculenta. Já as ameixas se diferenciam mais pois são avermelhadas de casca e caroço lisos", explica a profissional.

Confira as diferenças nutricionais entre as três frutas

- Ameixa: Segundo a nutricionista, a fruta é rica em vitaminas C, A , K e do complexo B, além das fibras alimentares e dos minerais como o potássio, cobre, ferro, cálcio e magnésio. As ameixas possuem um alto poder antioxidante, que ajudam a combater as ações dos radicais livres e previnem o desenvolvimento de doenças como o câncer, por exemplo. Além de conferirem uma melhor saúde macular e fortalecer os ossos e músculos.

- Pêssego: De sabor doce, o pêssego possui uma boa quantidade de vitamina A e C, além de potássio e fibras. As fibras alimentares são fundamentais para promoverem a saciedade e prevenir as constipações intestinais. Já o mineral, o potássio, é responsável por proporcionar uma limpeza nos rins, prevenindo as pedras e outras doenças renais. As vitaminas são direcionadas ao bem-estar geral do organismo, já que reforçam o sistema imunológico e retardam o envelhecimento precoce das células.

- Nectarina: Deliciosa e suculenta, a nectarina pode ser mais nutritiva do que o pêssego: "A nectarina tem ainda mais vitamina C, o dobro de vitamina A e muito mais potássio além de serem mais doces e possuir casca mais fina", explica a nutricionista. A fruta é responsável por reforçar o sistema imunológico, combatendo infecções e enfermidades, além de fortalecer os anticorpos. As fibras alimentares presentes na fruta também favorecem uma boa digestão e previne a gastrite.

Como acrescentar as frutas em uma alimentação saudável?

Assim como toda fruta, a ameixa, nectarina e o pêssego, elas são versáteis e se encaixam em diversas composições. "A melhor forma é consumir na versão in natura como lanches e saladas de frutas. Mas também podem ser consumidas em saladas, compotas, recheios e molhos. A versão desidratada e em calda podem servir como sobremesa mas tem que ter atenção ao alto valor calórico", finaliza a profissional.

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