Nectarina é uma fruta cheia de benefícios! Conheça 6 deles

Nectarina é uma fruta rica em vitaminas A, C, B3, B9, potássio, cálcio, ferro e antioxidantes, além de poder ser usada em diferentes receitas
Nectarina é uma fruta rica em vitaminas A, C, B3, B9, potássio, cálcio, ferro e antioxidantes, além de poder ser usada em diferentes receitas

A nectarina, para quem não conhece, é uma variação do pêssego altamente nutritiva e saborosa. Ela é redonda, de pele lisa (sem pelos), tem caroço e, quando madura, adquire uma coloração vermelho-escura. Quer aprender mais sobre essa fruta? Nós fizemos uma lista com os seus principais benefícios e usos na cozinha. Confira!

1. Nectarina tem alto teor de vitaminas A e C

Por ser fonte de vitaminas importantes (A e C), a nectarina é muito indicada para fortalecer a imunidade, pois ajuda a aumentar os níveis de anticorpos e glóbulos brancos. A vitamina A, em especial, também é fundamental para a saúde da visão (evita possíveis doenças na córnea) e atua como importante antioxidante. A vitamina C, por sua vez, auxilia na absorção do ferro e na produção de colágeno (proteína que garante resistência à pele).

2. Alimento é fonte de cálcio, ferro e potássio

A nectarina, assim como o pêssego, se destaca por ser fonte de minerais indispensáveis para o organismo. Ela tem alto teor de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial, auxilia no controle de água do organismo e, claro, é fundamental para a saúde dos músculos (evita dores como cãibras). O ferro, por sua vez, é o responsável pelo transporte de oxigênio entre as células, enquanto o cálcio atua na formação dos ossos e dentes.

3. Fruta é rica em betacaroteno

Outro ponto positivo da nectarina é que ela fornece antioxidantes importantes para o corpo - em especial, o betacaroteno, que está presente, principalmente, na casca da fruta. Essa substância combate o envelhecimento das células, mantém a elasticidade da pele (estimula a produção de colágeno), protege os olhos, os cabelos e fortalece a imunidade. Não é pouca coisa, né?

4. É fonte de pectina, fibra solúvel que ajuda no controle do colesterol

Você já ouviu falar na pectina? Essa substância é um tipo de fibra solúvel encontrada em frutas e vegetais (na nectarina e no pêssego, por exemplo). Ela garante mais saciedade - pois forma uma espécie de gel no estômago - e funciona como grande aliada no combate do colesterol "ruim" (LDL). Para isso, o ideal é consumir a fruta in natura e com casca.

5. Nectarina é indicada para a alimentação de mulheres grávidas, pois é fonte de ácido fólico (vitamina B9)

Dieta de mulheres grávidas deve ser bem equilibrada e diversificada, não é mesmo? É importante consumir frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas e outros grupos alimentares que concedem todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê. O ácido fólico (vitamina B9), em especial, é uma das substâncias que não podem faltar - pois atua na formação do sistema nervoso do feto. A boa notícia é que a nectarina é uma importante fonte desse nutriente, então lembre-se de consumi-la durante a gestação!

6. Fruta é fonte de niacina (vitamina B3), que funciona como fonte de energia e auxilia na saúde do sistema cardiovascular

A nectarina também tem alto teor de niacina (vitamina B3). Ou seja, atua como fonte de energia, é importante para os sistemas cardiovascular, nervoso, ajuda a controlar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue (por isso, inclusive, é indicada para a alimentação de diabéticos).

Como usar a nectarina na alimentação?

Além de consumir a fruta in natura, você pode apostar no preparo de diferentes receitas: sucos, smoothies, geleias, saladas ou até mesmo bolos e tortas. A nectarina tem um sabor doce e também harmoniza com outras frutas - que tal preparar uma geleia de nectarina com laranja, por exemplo?

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