Natação: saiba o que comer antes e depois do treino para aproveitar benefícios

Benefícios da natação são ainda maiores com alimentação balanceada no pré e pós treino!
Benefícios da natação são ainda maiores com alimentação balanceada no pré e pós treino!
Roni Cardoso

Consultor:

Roni Cardoso

Formado em Nutrição pela Unigranrio, é pós-graduando em Nutrição e Fisiologia Aplicados ao Exercício no Instituto BBSFS

A natação é um esporte aquático muito famoso ao redor do mundo. A prática física acontece majoritariamente em piscinas e é considerada uma atividade incrivelmente completa, pois estimula a movimentação de todo o corpo para a realização dos exercícios. Apesar de parecer simples, o exercício é superbenéfico para o organismo!

E quando combinado com uma alimentação adequada e saudável, os resultados são ainda melhores! Ainda mais para crianças que estão em desenvolvimento. Pensando nisso, nós conversamos com o nutricionista esportivo Roni Cardoso Alexandre para entender mais sobre o que comer antes e depois da natação e como aproveitar os benefícios da atividade. Dá uma olhada!

Benefícios da natação: atividade é ideal para obter qualidade de vida

Para quem pratica natação, benefícios não faltam! A atividade física é responsável por trabalhar e tonificar todos os músculos do corpo durante os exercícios, o que faz com que as articulações e ligamentos sejam fortalecidos a cada treino. Além disso, o esporte ajuda a melhorar a respiração e reduz o estresse oxidativo que afeta o sistema nervoso e os tecidos.

A circulação sanguínea também é facilitada, o cérebro recebe mais oxigênio e a memória fica mais afiada. Muita coisa boa! Aprendeu quais são os benefícios da natação, né? Veja agora as sugestões do que comer e nadar logo depois.

O que comer antes da natação: veja dica de alimentos

Se você tem uma boa alimentação, natação só pode render bons resultados! Mais do que comer bem, é fundamental controlar os horários e os tipos de alimentos ingeridos. Roni afirma que as refeições mais importantes são as feitas de 4 a 6 horas antes do treino, por isso é preciso ter um cardápio variado e rico em nutrientes para obter energia suficiente para a prática. Nestes casos, seguir um cardápio saudável é muito importante e faz toda a diferença!

De toda forma, o lanche pré treino continua sendo importante para o exercício, pois ajuda a garantir bons níveis de glicose sanguínea durante as aulas. Para a refeição, o nutricionista indica o consumo de carboidratos simples ou complexos (vai depender da duração do treino) com uma boa fonte de proteína, como ovos, queijos e até frango, carne ou peixe. Frutas também são sempre bem-vindas! "A principal preocupação deve ser o conforto gástrico durante o treino, o que é individual", diz o especialista.

Antes e depois da natação também: saiba o que comer no pós treino

Atividades físicas exigem a ingestão correta de nutrientes no pós treino para recuperar a energia consumida durante a prática. E claro que na dieta para quem faz natação não seria diferente! De acordo com Roni, a refeição seguinte ao treino deve conter proteínas, para reconstrução das fibras musculares e carboidratos.

O profissional indica o consumo de carnes, peixes, frango, ovos e até carne de soja ou uma proteína em pó vegana para quem não consome alimentos de origem animal. Além disso, Roni reforça que deve haver uma boa fonte de carboidratos para recuperação do glicogênio muscular gasto no treino. "O glicogênio garante a energia do músculo, que já começa a ser recuperado para a próxima sessão de treino", explica.

Acerte na alimentação: natação e comer bem andam lado a lado

Com esse pré e pós treino, natação vai ficar ainda melhor! Apesar de não existir uma lista de alimentos específicos para nadadores, o nutricionista destaca que os atletas podem se beneficiar de compostos que atuam como vasodilatadores, como suco de beterraba ou de melancia 2 horas antes do treino. "Com o calibre das veias maior, a passagem de oxigênio e nutrientes fica otimizada, ajudando na performance e recuperação do treino", finaliza.

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