Na rua ou na esteira? Descubra qual é o melhor local para você correr!

Na rua ou na esteira? Onde é melhor correr? É óbvio que a corrida é uma ótima atividade física para o corpo, contudo, é necessário saber a melhor forma de se praticar. Algumas pessoas preferem fazer o excercício ao ar livre, outras usam do clima da academia como motivação. O fato é que nas duas maneiras é importante ter atenção e cuidados especiais para alcançar os seus objetivos.
Na rua ou na esteira? Onde é melhor correr? É óbvio que a corrida é uma ótima atividade física para o corpo, contudo, é necessário saber a melhor forma de se praticar. Algumas pessoas preferem fazer o excercício ao ar livre, outras usam do clima da academia como motivação. O fato é que nas duas maneiras é importante ter atenção e cuidados especiais para alcançar os seus objetivos.
Na rua ou na esteira? Onde é melhor correr? É óbvio que a corrida é uma ótima atividade física para o corpo, contudo, é necessário saber a melhor forma de se praticar. Algumas pessoas preferem fazer o excercício ao ar livre, outras usam do clima da academia como motivação. O fato é que nas duas maneiras é importante ter atenção e cuidados especiais para alcançar os seus objetivos.
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Correr é sempre bom, mas, onde? Na rua, no calçadão à beira da praia com vista para o mar, em um aprazível parque florido, ou na academia, em cima de uma esteira que nos cobra ainda mais disposição e energia para acompanhar o ritmo do excercício? O fato é que conquistar uma boa saúde passa "correndo" por inevitáveis mudanças de hábitos e, "se navegar é preciso", correr é indispensável para o bem-estar da vida.

A corrida é uma atividade simples e natural, que se resume a colocar um tênis próprio para a atividade, uma roupa leve e confortável e deixar a preguiça de lado. Contudo, o local dessa escolha é baseada em critérios como tempo disponível, idade, condicionamento físico, estado de saúde e o objetivo final a ser alcançado com o treinamento. Por isso, consultamos o professor de educação física, Eduardo Nunes, gerente de eventos externos da Companhia Athletica do Rio de Janeiro, para sabermos os prós e contras de corrermos na esteira ou na rua.

Por que correr na esteira?

De acordo com Eduardo, um dos maiores benefícios de se correr em esteiras é o baixo impacto do nosso corpo com o chão: "A absorção é de, em média, 10% do impacto do peso corporal", afirma o profissional. Por isso é atividade ideal para iniciantes, pessoas com sobrepeso ou com lesões curadas recentemente, já que os riscos de sobrecarga nas articulações e novas lesões são bem menores.

Prós: Além do baixo impacto, a corrida indoor oferece outros benefícios, tais como:

  • Comodidade para monitorar velocidade, tempo e frequência cardíaca (levando em conta que algumas pessoas não possuem relógio adequado para isso);

  • É mais fácil se hidratar na esteira, já que não existe nada que possa atrapalhar o trajeto a ser percorrido;

  • É mais fácil de ser acompanhado por um profissional, já que ele não vai precisar acompanhar a corrida para isso;

  • A socialização é possível, mesmo com pessoas de diferentes níveis de treinamento, por conta da proximidade das esteiras, e isso é um fator que motiva a atividade;

  • Não há influência de fatores externos, como chuva ou calor.

Contras: Além de ser uma atividade um pouco mais "monótona", sem variações de terreno, estímulos visuais e outros atrativos que encontramos ao ar livre, outro ponto que pesa é o investimento financeiro que é necessário, seja na compra do equipamento ou no pagamento periódico da academia. "Há ainda a tendência de se ter dificuldades na adaptação com as realidades externas quando posteriormente se procura provas de rua", acrescenta Eduardo Nunes.

Por que correr na rua?

Prós: O ponto mais forte da corrida na rua é seu dinamismo, ideal para quem procura um exercício de alta performance. A liberdade é total: é livre de custos e pode ser feito em qualquer lugar. "A corrida na rua auxilia, a longo prazo, o fortalecimento muscular, devido às adaptações constantes que o corpo necessita fazer para as variações que o terreno possui", adiciona o educador físico.

Contras: Os fatores que pesam contra a realização do exercício outdoor não são muitos, mas o mais sério e que não pode ser deixado de lado é o risco de lesão para pessoas sem o preparo adequado. Dificuldade de monitoração do exercício é outra dificuldade, que pode ser contornada com o uso de aparelhos apropriados para isso.

OBS: Sendo assim, antes de mais nada, é importante lembrar que toda atividade física deve ser direcionada e orientada por um profissional de Educação Física. É ele que vai ajudar a julgar todos esses pontos mencionados. "Conhecer as individualidades de quem vai correr e seus objetivos ajuda a direcionar o treino e suas suas superfícies. A combinação de esteira e rua é o mais indicado para quase todos os casos", finaliza o professor.

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