Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mundo das lutas: 6 modalidades que ajudam no desenvolvimento físico e mental
Movimente-se 05/12/2016

Mundo das lutas: 6 modalidades que ajudam no desenvolvimento físico e mental

Jiu jitsu, boxe, karatê, taekwondo, Krav Maga… Cada vez mais as academias de lutas recebem novos alunos em busca de esportes que proporcionam bem-estar físico e mental, além de disciplina. Independente da modalidade, essas atividades são conhecidas por agregar força e relaxamento, melhorando consideravelmente as sensações de estresse e auto-estima tão comuns do dia a dia. Conheça mais sobre o mundo das lutas, suas peculiaridades e benefícios de cada prática!

As conhecidas artes marciais, conjunto de lutas oriundas do Oriente, se tornaram práticas muito comuns, sendo consideradas, além de técnicas de combate e autodefesa pessoal, uma excelente terapia, indicada para pessoas de todas as idades que necessitam de maior equilíbrio e concentração. Segundo o professor Oscar “Bacon”, faixa preta da equipe Game Fight Brazilian Jiu -Jitsu, essas lutas podem trazer diversos benefícios, sendo uma prática com extrema eficácia para a saúde:

“O jiu-jitsu, por exemplo, nos traz vários benefícios, além de qualidade de vida e conhecimento técnico de uma arte marcial, como ferramente de defesa pessoal, além das questões de autocontrole e desenvolvimento de auto-estima, disciplina, determinação, fazer novos amigos ainda ajuda no alívio do estresse diário”, explica o professor que destaca quando podemos introduzir a luta no dia a dia:

“A melhor idade para começar é a sua idade atual, sendo o quanto antes, melhor. Para as crianças, dependendo da qualificação técnica do professor, de 3 a 6 anos, podem fazer atividades recreativas e a partir dos 7 anos fica mais fácil trabalhar o desenvolvimento na luta”, completa o profissional.

Conheça 7 modalidades de lutas e seus benefícios

1 – Jiu Jitsu: Também é conhecido como um “jogo de xadrez humano”, justamente por ser uma arte marcial que trabalha com raciocínio logico e inteligência, a prática está diretamente ligada à uma evolução mental e psicológica, servindo como ferramenta de manutenção e desenvolvimento de caráter, autocontrole, equilíbrio mental, entendimento de hierarquia e respeito. “A manutenção desses valores é feita diariamente através dos treinos e da doutrina da arte suave”, analisa o professor Oscar.

2 – Boxe: O clássico esporte é uma das lutas mais procuradas atualmente. Prática que antes era dominada pelo sexo masculino, hoje recebe milhares de mulheres que buscam uma melhor coordenação motora, além da defesa pessoal, fortalecimento dos músculos, melhora no sistema cardiovascular e alívio do estresse e da ansiedade. O esporte é escolhido por quem quer perder peso e ter um corpo saudável.

3- Judô: De origem japonesa, o judô também ajuda no desenvolvimento do corpo, o equilíbrio, a agilidade e velocidade. Assim como as outras modalidades, o esporte também atua na área mental, fortalecendo a solidariedade, o respeito para com o próximo e a humildade. O esporte é fundamental para a disciplina e também a flexibilidade do corpo.

4 – Karatê: O esporte ajuda a desenvolver a paciência, a espiritualidade e concentração. Além de fortalecer os músculos e a coordenação motora, criar resistência e até beneficiar o nosso corpo, prevenindo o desenvolvimento de doenças e enfermidades. A prática é conhecida por transmitir paz, serenidade e autocontrole.

5 – Taekwondo: O esporte tem como ação principal o chute, por isso, é fundamental para desenvolver os membros inferiores, melhorar a sua resistência e proporcionar equilíbrio. Além disso, o Taekwondo melhora a saúde cardiovascular e como toda atividade física praticada regularmente, torna o organismo mais saudável e livre de doenças.

6 – Krav Maga: A técnica israelense é excelente para fortalecer os músculos, melhorar o condicionamento físico, além de atuar nas áreas de agilidade, resistência e força do nosso corpo. O Krav Maga é conhecido por ter respostas rápidas e objetivas em suas ações, por isso é considerada defesa pessoal e não arte marcial.

OBS: Vale ressaltar a impotância de verificar a qualificação do professor, para qualquer modalidade, que vá dar aulas para seus filhos, checar se ele tem registro em alguma federação, e de qual escola é a sua formação, quais as suas referências, etc.

* O professor Oscar é faixa preta da equipe Game Fight Brazilian Jiu -Jitsu , liderada pelo Mestre Vinicius Amaral e disponibiliza o site da sua equipe ou a sua rede social para esclarecer dúvidas e curiosidades: Oscar Lino Bacon GFbjj