Moqueca de banana da terra

Fácil
40 minutos
4 porções
Moqueca de banana da terra

Quer experimentar uma receita vegana dos deuses? A moqueca de banana da terra é uma opção bem refinada para o almoço. A banana surge, nesse caso, como substituta do peixe - isto é, como protagonista da moqueca. O lado bom dessa receita é que - além de ser vegetariana - ela também usa uma variedade grande de ingredientes altamente nutritivos, como pimentões, tomate, cebola, palmito e aqueles temperos que fazem total diferença, como a pimenta e o coentro. Quer aprender a fazer esse prato? Nós preparamos um passo a passo bem simples para quem gosta de botar a mão na massa - confira!

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola;

Junte a cúrcuma, o tomate e a pimenta dedo de moça e deixe desmanchar um pouco;

Acrescente os pimentões e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos;

Adicione o molho de tomate e tempere com sal;

Incorpore o leite de coco, o palmito e as bananas e deixe levantar fervura;

Baixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos;

Desligue e junte o coentro;

Prepare o arroz de acordo com as instruções da embalagem e sirva como acompanhamento.

Banana da terra é fonte de vitamina A, C e potássio

Você sabia que existem diferentes tipos de banana? Prata, da terra, ouro, nanica (ou d'água) e por aí vai. A da terra, em especial, é mais comprida e tem uma concentração maior de vitaminas A e C - importantes, respectivamente, para a saúde dos olhos e fortalecimento da imunidade. A banana da terra também é fonte de potássio, mineral que auxilia na saúde dos músculos e dos ossos.

Cúrcuma (ou açafrão da terra) atua como antioxidante, anti-inflamatório e imunoestimulante

Muito usada na culinária brasileira, a cúrcuma (ou açafrão da terra), também acrescenta muito ao organismo, pois tem propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, ela é fonte de antioxidantes, protegendo as células ao combater os radicais livres. Ela tem coloração amarelada e pode ser usado no preparo de diferentes pratos: carnes, caldos, risotos, massas, omeletes, molhos e por aí vai.

Tomate é fonte de licopeno, vitamina A, C e minerais como cálcio e potássio

Outro alimento que deve estar sempre presente na sua dieta é o tomate. Esse fruto é fonte de nutrientes importantes, como as vitaminas A e C e os minerais cálcio e potássio, importantes para a saúde dos ossos e dos músculos. Além disso, o tomate fornece o antioxidante licopeno, que combate a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce das células.

Leite de coco ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL)

Para quem é intolerante à lactose, uma boa dica é incorporar o leite de coco à dieta - uma opção vegetal que fornece fibras e antioxidantes ao organismo. Além disso, o leite de coco é fonte de ácido láurico, substância que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).

Palmito é fonte de fibras, zinco, potássio e vitaminas C e B6

O palmito é outro alimento que tem muito a acrescentar ao nosso organismo, pois é fonte de vários nutrientes importantes: fibras (essenciais para a digestão), zinco (importante para a síntese de proteínas), potássio (fundamental para a saúde dos músculos), assim como as vitaminas C e B6.

Receitas:
Tomate
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