Mito ou verdade: comer carboidrato à noite engorda?

Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar deve se privar de carboidrato? Descubra!
Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar deve se privar de carboidrato? Descubra!
Anete Mecenas

Consultor:

Anete Mecenas

Doutora em Bioquímica pela UFRJ, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ e especialista em Nutrigenômica na prática clínica e esportiva. É coordenadora, docente e pesquisadora do curso de Nutrição da UNESA.

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Definitivamente, uma das perguntas mais frequentes entre pessoas querendo emagrecer é: comer carboidrato à noite engorda? Será que ela tem algum fundamento? De uma forma geral, o que ajuda ou prejudica na perda de peso é o balanço energético ao final do dia. E, de fato, a quantidades de calorias ingeridas deve ser menor do que a energia gasta quando o objetivo é a perda dos quilos a mais. Para ajudar nisso, experimente começar a praticar exercícios físicos.

No entanto, os carboidratos podem acabar levando "a pior" por terem a fama de conter mais calorias que as outras categorias de alimentos. Mas, na verdade, os eles são o principal grupo que fornece energia para o corpo. Segundo a nutricionista esportiva Mariana Morales, essa fama pode ser errada.

"Se compararmos o valor calórico entre os alguns nutrientes, a quantidade de caloria fornecida por grama de carboidrato e proteína é a mesma (4 kcal/ grama) e esta é menor que das gorduras (9 kcal/ grama). Além disso, exagerar em proteínas, principalmente aquelas de origem animal, contribui para um maior consumo de gorduras, o que seria menos interessante para quem quer emagrecer", afirma.

Sabendo disso, é possível responder: comer carboidrato à noite não engorda! Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar, não deve se preocupar com eles e sim com o conjunto. Para quem ainda não está muito convencido, experimente trocar o carboidrato "tradicional" por um de maior qualidade. É aí que as opções integrais podem te ajudar a fazer uma substituição saudável.

A nutricionista Anete Mecenas, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, falou um pouco também sobre o uso de fibras. Ela recomendou que o ideal é consumir de 20 a 30 gramas de fibras por dia, mas é fundamental tomar cuidado com o excesso pois pode aumentar a excreção de zinco e cálcio.

Mariana Morales complementa afirmando que não vale a pena excluir o nutriente de vez da dieta. "Ficar se privando de comer carboidrato pode não ser a melhor estratégia para o emagrecimento, já que restrição pode causar compulsão. A melhor opção é ter uma refeição equilibrada e o mais natural possível".

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