Mini torta de iogurte sem lactose

Médio
40 minutos
6 unidades
Mini torta de iogurte sem lactose

Está procurando uma receita de sobremesa saudável e saborosa? A mini torta de iogurte sem lactose é perfeita para receber convidados em casa. Bem leve e nutritiva, ela é feita a base de frutas (morango e damasco) com oleaginosas e sementes, fontes de ômega 3 e fibras. Por isso, ela é a escolha perfeita para quem quer um doce menos calórico e mais requintado para receber os amigos. Confira o nosso passo a passo e aprenda a fazer!

Modo de preparo

Massa

No processador, triture todos os ingredientes da massa até formar uma massa bem úmida;

Forre o fundo e as laterais das forminhas e asse em forno preaquecido (180˚C) por cerca de 10 minutos;

Deixe esfriar.

Recheio

Misture o iogurte com as sementes de chia e deixe hidratar por 30 minutos;

Com um garfo, amasse os morangos e misture as amêndoas, junte os morangos com o iogurte e a chia;

Recheie as tortinhas e leve à geladeira por 30 minutos;

Decore com os morangos e as lascas de amêndoas e sirva em seguida.

Farinha de aveia dá maior sensação de saciedade, é fonte de ferro e vitaminas do complexo B

Muita gente não sabe, mas a farinha de aveia pode substituir a de trigo no preparo de bolos e tortas. Aliás, essa é uma ótima dica para quem quer tornar os doces mais nutritivos e menos calóricos. A farinha de aveia é fonte de fibras, que prolongam a sensação de saciedade e auxiliam na digestão. Além disso, ela é rica em vitaminas do complexo B (importantes para a saúde do sistema nervoso) e em minerais importantes, como o ferro - que previne a anemia e é essencial para a circulação sanguínea. Por ser feita com farinha de aveia, essa receita de mini tortas acaba sendo mais benéfica a organismo.

Amêndoas fazem parte da categoria de superalimentos

Pertencentes ao grupo das oleaginosas, as amêndoas se destacam por serem altamente nutritivas - fontes de antioxidantes, fibras, minerais como cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas importantes para o equilíbrio do corpo. Por isso, elas são consideradas superalimentos, podendo ser incorporadas à alimentação diária, mas sempre com moderação - muitas nutricionistas recomendam quatro unidades por dia, na hora do lanche.

Linhaça é fonte de ômega 3 e 6, fibras e minerais

A semente de linhaça também é cheia de benefícios: é fonte de ômegas 3 e 6 (essenciais para a saúde do coração), fibras alimentares e minerais fundamentais para a saúde, como potássio, magnésio e manganês. Assim como a amêndoa, ela também é considerada um superalimento por ser altamente nutritiva. Além de preparar sobremesas (como as mini tortas), outra dica interessante é usar a linhaça em vitaminas e iogurtes.

Óleo de coco é rico em vitaminas e tem efeito anti-inflamatório

Você sabia que o óleo de coco é um hidratante natural? Ele pode ser usado para hidratar a pele, os cabelos e, principalmente, na alimentação - usado em receitas de tortas, bolos, biscoitos caseiros, saladas de frutas e na fritura de diferentes alimentos. Ele é fonte de antioxidantes e vitaminas importantes (A, E e K), que fortalecem a imunidade e também atua como anti-inflamatório.

Sementes de chia fazem bem para a flora intestinal

Para quem sofre com problemas no intestino, as sementes de chia são ótimas aliadas. Elas contribuem para a digestão e aumentam os movimentos intestinais. Além disso, elas são ricas em fibras, cálcio, ferro e ômega 3 - ou seja, fazem bem para o coração, fortalecem os ossos, dentes e trazem equilíbrio para o corpo. As sementes de chia também são conhecidas por auxiliarem na perda de peso, pois têm alto teor de fibras e prolongam a sensação de saciedade.

Morango é rico em vitamina C e antioxidantes

Pertencente ao universo das frutas vermelhas, o morango é conhecido por ser rico em vitamina C e antioxidantes - ou seja, fortalece o sistema imunológico e inibe a atuação oxidante dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e possíveis mutações celulares (que ocasionam o câncer, por exemplo).

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 308 kcal = 1294 kj 15
Carboidrato 27 g 9
Proteína 9 g 13
Gorduras totais 18 g 33
Gorduras saturadas 8 g 36
Gorduras trans 0 g **
Sódio 27 mg 1
Colesterol 2 mg 1
Fibra alimentar 8 g 35
Vitamina A 4 mcg 1
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 12 mg 27
Cálcio 166 mg 17
Ferro 3 mg 19
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