Mini sanduíche de forno

Fácil
30 minutos + tempo de forno
8 unidades (610 g no total)
Mini sanduíche de forno

Que tal fazer mini sanduíches caseiros com recheio saudável para comer de lanche? Essa receita, na verdade, é perfeita para servir de aperitivo e, por isso, pode muito bem compor o cardápio de festas e eventos. A ideia é que você prepare a massa do pão por conta própria, usando aveia e linhaça dourada, e aposte em um recheio bem temperado com queijo cottage (uma opção de queijo menos gordurosa), tomate, alho-poró, azeite e especiarias como a pimenta-do-reino. O resultado é um lanche vegetariano bem leve e delicioso, que inclusive serve de opção para quem quer reduzir o ganho de calorias. Confira já uma receita de sanduíche de forno de dar água na boca!

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, misture os ovos, o azeite, o sal, a aveia integral, as sementes de linhaça dourada e o fermento;

Trabalhe a massa até ficar lisa e soltar das mãos;

Corte a massa em quatro pedaços e modele as bolinhas;

Acomode os pãezinhos em uma assadeira levemente untada com azeite e asse no forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

Recheio

Lave o alho-poró e corte em rodelas finas;

Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho-poró;

Junte os cubos de tomate, misture, tempere com o sal e a pimenta-do-reino e desligue o fogo. Deixe esfriar;

Abra os pãezinhos ao meio, coloque uma porção de recheio e uma porção de cottage;

Feche os sanduíches e sirva em seguida.

Aveia integral é fonte de antioxidantes e fibras, sendo ótima para preparar massas

Quando se trata de fazer pães caseiros mais nutritivos, a melhor dica é utilizar aveia integral em vez da farinha de trigo refinada. Afinal, a aveia não passa pelo processo de refinamento e, por isso, contém uma quantidade maior de nutrientes: fibras alimentares, agentes antioxidantes, ferro, cálcio, zinco, magnésio, fósforo e outros minerais importantes. A aveia é bastante indicada para a dieta de diabéticos - pois ajuda no controle do índice glicêmico -, faz bem para o sistema digestivo e fortalece o sistema circulatório.

Linhaça dourada é rica em lignanas, fibras e ômega 3

Para enriquecer o preparo de massas caseiras, nada melhor do que usar um pouco de linhaça dourada. Esse ingrediente é muito rico em termos nutricionais e ainda ajuda a dar a consistência certa a pães, bolos e biscoitos.

Para começar, esse tipo de linhaça tem um alto teor de lignanas - substâncias que atuam como neutralizadoras do estrogênio, evitando que a ação do hormônio afete as glândulas mamárias ou outras regiões do corpo, por exemplo.

A linhaça dourada também é rica em ácidos graxos, como o ômega 3, em fibras alimentares, vitamina A e agentes antioxidantes. Ela fortalece a saúde do cérebro, do coração, auxilia no controle do colesterol e ainda cumpre ação anti-inflamatória no organismo.

Alho-poró é fonte de vitaminas A, C, cálcio, ferro e minerais importantes

Muito usado no preparo de sopas, risotos, refogados e saladas, o alho-poró é o tipo de hortaliça perfeito para incrementar o mini sanduíche natural. Além de saboroso, esse vegetal é bem nutritivo: rico em vitaminas A, C, agentes antioxidantes e minerais diversos. Ele ajuda a fortalecer a imunidade, faz bem para a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos. Além disso, esse vegetal contribui para a saúde dos ossos e músculos, pois é rico em cálcio, potássio, magnésio, zinco e ferro.

Tomate é rico em licopeno vitaminas do complexo B, C e minerais

Além de ser livre de agrotóxicos (produtos químicos danosos), o tomate orgânico é uma opção bastante nutritiva para incrementar o recheio de sanduíches naturais. Ele é fonte de licopeno - um poderoso pigmento antioxidante que atua protegendo as células contra a ação dos radicais livres. O fruto também é fonte de vitaminas do complexo B, C, minerais como fósforo, potássio e magnésio, sendo ótimo para a saúde dos sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 294 kcal = 1231 kj 15
Carboidrato 39 g 13
Proteína 11 g 14
Gorduras totais 11 g 19
Gorduras saturadas 1,8 g 8
Gorduras trans 0 g **
Sódio 81 mg 3
Colesterol 121 mg 40
Fibra alimentar 6,3 g 25
Vitamina A 0 mcg 0
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 2,4 mg 5
Cálcio 39 mg 4
Ferro 2,6 mg 19
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