Mini ciabatta multigrãos com alho poró

Fácil
30 minutos
8 porções
Mini ciabatta multigrãos com alho poró

A receita de hoje cabe perfeitamente no conceito "finger food": é comida para comer com as mãos. Além de muito charmoso e apetitoso, esse canapé de mini ciabatta multigrãos com alho poró é cheio de nutrientes e pouco calórico! O petisco é leve de fácil digestão, ideal para ser degustado nos dias mais quentes do verão!

A base do prato é o pão multigrãos, carboidrato complexo, de lenta absorção. Esse tipo de nutriente é rico em fibras que auxiliam o trânsito intestinal e garantem a saciedade por mais tempo, o que facilita - e muito! - a manutenção da dieta. Aqui o pão é torrado, o que confere aquela textura crocante ao prato e faz com que mastiguemos mais. E todo mundo já sabe: quanto mais mastigamos, mais fácil fica a digestão!

Para dar cremosidade à receita, a chave é o creme de ricota, o derivado do leite que é rico em proteínas, cálcio - essencial para o fortalecimento dos ossos - e isento de gorduras e sódio. As únicas gorduras do prato são do azeite, fonte de ácidos graxos que fazem bem para nosso sistema circulatório. Para incrementar, o alho poró entra em cena para dar sabor ao creme e de quebra adicionar mais fibras e nutrientes.

Finalizando a apresentação e garantindo muito além de beleza, vêm o tomate cereja e o manjericão, que enriquecem com vitaminas e minerais, como o licopeno - poderoso antioxidante que evita envelhecimento precoce das células - e a vitamina K - nutriente com ação antiinflamatória, antioxidante, entre outras.

Ter um momentos de apreciação de sabores como esses, delicados e frescos, é essencial para cuidar do nosso bem-estar! Bastam alguns minutos para repor as energias de forma agradável e saudável. Para saber como preparar o prato com o equilibrio perfeito, siga a receita abaixo:

Modo de Preparo

Corte o alho poro em meia lua fina. Em uma frigideira aqueça o azeite, coloque o alho poro, o sal e refogue até murchar. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e misture o creme de ricota. Tempere com o sal e a pimenta. Asse as ciabattas, abra ao meio e coloque uma porção de creme de ricota com o alho poró sobre cada metade e decore com os tomatinhos e as folhas de manjericão.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 181Kcal ou 762Kj 9%
Carboidrato 25g 8%
Proteína 5,5g 7%
Gorduras totais 7g 13%
Gorduras saturadas 2g 9%
Gorduras trans 0 0%
Sódio 13mg 1%
Colesterol 7,5mg 3%
Fibra alimentar 1,2g 5%
Vitamina A 81mcg 1%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 0mg 0%
Cálcio 71mg 7%
Ferro 2mg 14%
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