Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mingau de aveia: conheça os ingredientes para uma versão fit da receita
Guia Culinário 25/01/2022

Mingau de aveia: conheça os ingredientes para uma versão fit da receita

O mingau de aveia é sempre uma opção de receita bem versátil e saborosa para quem procura uma alimentação mais saudável e equilibrada no dia a dia. Mas sabia que além do lanche tradicional, também é possível preparar uma versão de mingau de aveia fit com alguns ingredientes específicos? Além de darem um toque especial na receita, esses itens deixam o mingau de aveia bem gostoso e são uma ótima alternativa para quem procura um lanchinho para o pré e pós-treino! Quer saber como fazer mingau de aveia fit de um jeitinho prático e simples? Então confira a seguir quais são os ingredientes que fazem toda a diferença na preparação deste prato!

Para uma receita de mingau de aveia fit, os flocos integrais são uma boa opção

A aveia para mingau é algo que não pode faltar na sua lista! É possível usar diferentes tipos de flocos, mas se a ideia é preparar uma versão fitness da receita, o ideal é optar sempre por flocos integrais, como a Aveia Integral Flocos Finos. Já para aqueles que preferem algo ainda mais light, uma outra opção é acrescentar farelos de aveia no lugar dos flocos, que nada mais são do que os grãos da casa da aveia. Mas lembre-se: os farelos também devem ser integrais, como o Farelo de Aveia Integral OAT Bran.

Além de usar os dois tipos de aveia separadamente – o que normalmente é a melhor opção -, você ainda pode ousar ainda mais e tentar misturá-los. Porém, saiba que isso deixa a receita um pouquinho mais pesada e menos fit do que se deseja, especialmente se você precisa de uma alimentação nutritiva e pouco calórica.

Leite é um ingrediente que não pode faltar no mingau de aveia

Para dar a consistência do mingau de aveia, o leite é um ingrediente fundamental. Ele, junto com a aveia, formam a famosa “papa” ao serem aquecidos juntos em uma panela em fogo baixo. Ou seja, são os dois primeiros itens que devem entrar na sua receita, e uma boa ideia é trocar o leite de vaca comum por uma opção mais light, como o Leite longa vida zero lactose Taeq. Ah, e se você ainda não sabe como fazer mingau de aveia, fica a dica: você deve mexer muito o leite junto com os flocos ou farelos de aveia até engrossar.

Mingau de aveia: receita com castanha de caju é tudo de bom!

Existem várias formas de como fazer mingau de aveia fit, e tudo depende de gosto: alguns colocam canela, outros acrescentam um pouco de banana. No entanto, um ingrediente que deixa tudo ainda mais gostoso e saudável é a Castanha de caju natural orgânica. Esse tipo de oleaginosa, além de regular o açúcar no sangue, também oferece vários outros benefícios para a saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, redução da pressão arterial e manutenção da saúde da pele.

O melado de cana dá um toque especial para finalizar a receita de mingau de aveia

Um mingau de aveia bem feito deve ser levemente docinho para ficar mais saboroso! Ainda que muitas pessoas prefiram colocar um pouco de açúcar ou adoçante, uma outra opção natural que traz o mesmo sabor para a sua receita é o Melado de Cana Taeq. Por isso, depois de mexer os flocos ou farelos de aveia para mingau junto com o leite, não esqueça de acrescentar um pouquinho de melado para deixá-lo mais apetitoso!