Mingau combina com o que? Conheça 5 maneiras nutritivas de incrementá-lo

A banana é uma opção nutritiva - e deliciosa! - para incrementar o mingau no café da manhã ou lanche da tarde
A banana é uma opção nutritiva - e deliciosa! - para incrementar o mingau no café da manhã ou lanche da tarde

O mingau é a opção perfeita para quem quer começar o dia bem alimentado e com mais energia ou fazer um lanche da tarde que ajude a promover uma maior sensação de saciedade. Altamente nutritivo, ele é indicado para todas as idades - da infância à terceira idade - para repor as substâncias que nosso corpo precisa para ficar forte e saudável.

Para que fique mais saudável e menos calórico, a dica é fazer algumas substituições - como trocar o tradicional açúcar refinado pelo mascavo ou demerara, e o leite integral pelo desnatado. Mas, além disso, também vale adicionar alguns ingredientes que conseguem ser saudáveis e deliciosos ao mesmo tempo para que o prato fique ainda mais saboroso. Gostou da ideia? Então, conheça 5 opções para incrementar o seu mingau e as principais vantagens de cada uma delas!

1. Mingau com banana e canela é rico em potássio e magnésio

A dupla banana com canela já é bem conhecida, tanto que aparece em vários pratos diferentes - como no recheio da tapioca ou da crepioca, por exemplo. Além da deliciosa combinação de sabores, esses dois ingredientes também são indicados para o tradicional mingau por promoverem uma junção altamente nutritiva no prato.

A banana se destaca por ser uma das principais fontes de potássio, além de também ter minerais como o fósforo e o magnésio. Já a canela faz bem para o coração por aparecer como uma aliada para controlar o nível glicêmico e de colesterol.

2. Mingau com amêndoas ajuda a reduzir a retenção de líquidos

Se quiser deixar o seu mingau com um toque mais crocante, que tal salpicar um pouco de amêndoas no prato? Além de deliciosa, essa oleaginosa também tem a vantagem de entregar vários benefícios específicos para a saúde. Um dos principais é manter a saúde dos ossos em dia por ser rica em cálcio e magnésio, mas não para por aí: ela também é ótima para reduzir a retenção de líquidos no corpo e ainda funciona como um remédio para diminuir a pressão alta.

3. Mingau com cacau em pó dá mais energia ao corpo

Mingau com chocolate é uma combinação perfeita para quem é apaixonado pelo doce. Então, para apostar nessa opção sem sair da linha saudável, a dica é adicionar cacau em pó na receita e misturar tudo até que o prato chegue no ponto de sua preferência.

Bem mais nutritivo que o achocolatado tradicional, o cacau em pó garante mais energia para o corpo por ser rico em proteínas; ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e doenças como o câncer por contar com ação antioxidante; faz bem para o coração; e ainda melhora o humor por ter triptofano em sua composição - aminoácido que produz a serotonina, hormônio do bem-estar.

4. Mingau com frutas secas é um prato rico em vitaminas

Frutas secas - como ameixa, damasco e uva passa, por exemplo - também são ótimas para incrementar o mingau. Você pode acrescentar apenas alguma de sua preferência ou investir em um mix de sabores colocando mais de uma.

Ricas em substâncias importantes para a saúde, elas também deixam o mingau ainda mais saudável e nutritivo. O damasco, por exemplo, é rico em vitamina A, enquanto a uva passa tem muitas vitaminas do complexo B.

5. Mingau com chia é fonte de fibras

Outra boa opção é misturar mingau de aveia com sementes de chia. Por ser fonte de fibras alimentares, ela ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a regular o intestino. Além disso, também combate células cancerígenas e o envelhecimento precoce por contar com a ação de agentes antioxidantes.

Para fazer essa combinação, você pode apenas adicionar algumas sementes no prato de mingau ou deixá-la de molho por alguns minutos para acrescentá-la no prato com uma textura gelatinosa.

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