O Dia das Crianças está chegando! Para comemorar, nada melhor do que fazer aquela sobremesa deliciosa que os pequenos adoram, e o milk-shake é uma excelente opção. Mas como fazê-lo saudável e gostoso ao mesmo tempo? A receita que preparamos para o mês das crianças é sem lactose, com baixo teor de gordura e serve para todas os públicos - inclusive para os pequenos vegetarianos. E o melhor: o milk-shake tem um preparo tão fácil e rápido que as crianças podem inclusive participar! Quer aprender?
Modo de preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar consistente;
Distribua em copos e sirva em seguida.
Cacau faz bem para o intestino e é antioxidante
O cacau tem propriedades pré e probióticas, fazendo bem para a nossa flora intestinal em qualquer situação, da diarreia à prisão de ventre. Ele ainda é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e impedem a oxidação das células, prevenindo doenças como o câncer e o envelhecimento precoce. O coração é outro favorecido pelo cacau: ele diminui os níveis do colesterol ruim no sangue. Além de gostoso, é muito nutritivo!
Banana faz bem para o cérebro
Para a sua criança ficar ainda mais inteligente, uma alimentação com banana é muito importante! A fruta é rica em manganês, mineral que auxilia a atividade cerebral. Ela também melhora a saúde da pele, dos ossos e dos olhos. Além disso, faz bem para o coração, é rica em antioxidantes e aumenta a sensação de bem-estar.
Zero lactose ainda traz os benefícios do leite
Apesar de sem lactose, o leite zero lactose possui os mesmos nutrientes e benefícios de um leite integral, e pode ser consumido por intolerantes. Rico em vitaminas do complexo B e minerais, ele fortalece ossos e dentes e, na infância, é ainda mais fundamental na formação da estrutura óssea. Ele também é rico em vitamina A, que deixa pele e cabelo mais saudáveis, e ajuda a proteger o sistema nervoso.
Açúcar demerara é mais saudável que o refinado
O açúcar refinado é um conhecido inimigo da nossa saúde e a preocupação é ainda maior com as crianças, cujo paladar é muito afeito ao doce. Uma alternativa mais saudável para incluir na alimentação dos pequeninos é o demerara, um açúcar que passa por menos processos de refinamento. Uma dica para verificar o refinamento é a cor: o açúcar mascavo não é refinado e é marrom bem escuro. Já o demerara é pouco refinado e é um pouco marrom, mas não tanto. Por fim, o açúcar branco é o mais refinado e com mais aditivos químicos. Para receitas como doces, milk-shakes e sucos, o demerara é o mais indicado, por não ter um gosto tão marcante como o mascavo, mas ainda assim ser rico em nutrientes.