Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Milho não é a única opção! Os diferentes tipos de pipoca que você deve conhecer
Guia Culinário 19/10/2018

Milho não é a única opção! Os diferentes tipos de pipoca que você deve conhecer

Seja no cinema, durante uma maratona de séries em casa ou apenas porque bateu a vontade, é difícil resistir à pipoca! E engana-se quem pensa que ela é uma vilã da alimentação, já que existem maneiras saudáveis de prepará-la e aproveitar todos benefícios que vêm junto com os nutrientes e antioxidantes que fazem parte de sua composição.

Um truque muito usado para alcançar esse objetivo é não usar óleo nem manteiga na receita. Mas você sabia que, além do milho, também existem outros ingredientes supernutritivos para preparar o lanche de um jeito ainda mais saudável? Descubra quais são eles!

Pseudocereais aparecem como alternativa ao milho na hora de fazer a pipoca

Para os celíacos – ou seja, pessoas com intolerância ao glúten -, os pseudocereais são os substitutos perfeitos dos cereais. Isso porque eles não têm trigo em sua composição, mas, mesmo assim, contam com uma quantidade aproximada dos nutrientes que aparecem nele – como fibras, carboidratos, lipídios e proteínas.

Como cada um tem uma característica específica, o ideal é usá-los em receitas variadas e para substituir diferentes cereais – como o arroz, por exemplo. No entanto, a versatilidade na cozinha não para por aí: além disso, alguns também podem ser usados no lugar do milho para fazer uma pipoca supersaudável e nutritiva – como é o caso da quinoa, do amaranto e a da cañihua. Mas você deve estar se perguntando: qual o benefício de apostar em um deles?

A quinoa, um dos pseudocereais mais conhecidos, é considerada um superalimento por ter ação antioxidante e também ser rica em vitaminas, proteínas e sais minerais. O amaranto, por sua vez, fortalece os ossos por ter uma boa quantidade de cálcio e ajudar a melhorar o sistema imunológico. Já a cañihua, que é um grão que só cresce na no Peru e na Bolívia, dá energia por ter a proteína como uma das principais substâncias e ainda contribui para a diminuição do colesterol ruim enquanto aumenta o bom.

Sorgo, um dos cereais mais produzidos no mundo, também pode ser usado como substituto

Outra alternativa é o sorgo – considerado o quinto cereal mais produzido do mundo. Ele é bem semelhante à pipoca como conhecemos, mas é muito mais benéfico para a saúde por ter antioxidantes e contar com uma quantidade maior de fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas. Além disso, outro diferencial é a presença de uma substância chamada de tanino – que, além de ser um antioxidante, também conta com propriedades anti-inflamatórias e adstringentes.

Dicas para o preparo da pipoca saudável:

Por mais que esses ingredientes sejam mais nutritivos que o milho, também é preciso seguir algumas dicas para garantir que a pipoca fique o mais saudável possível!

Um deles, como já falado, é não usar óleo e nem manteiga durante o preparo para que a pipoca fique bem sequinha e livre de gordura. Outro é ir jogando os grãos aos poucos – uma colher de sopa de cada vez, por exemplo – e mexer bem a panela tampada enquanto eles estouram para evitar que queimem.

Além do toque final com sal, se desejar um gostinho a mais, você pode adicionar ingredientes mais saudáveis que a manteiga – como ervas e pimenta, por exemplo.

Produtos relacionados