Metas de ano novo: 7 alimentos que você deve passar a consumir mais

A cenoura é um dos alimentos que não pode faltar no prato de quem quer uma alimentação mais nutritiva no ano que acaba de começar
A cenoura é um dos alimentos que não pode faltar no prato de quem quer uma alimentação mais nutritiva no ano que acaba de começar

Um ano novo começa e, junto com ele, vêm as promessas para nos tornarmos pessoas melhores nesse ciclo e para realizar metas que não foram concretizadas no período que passou. A alimentação também faz parte disso, caso a ideia seja passar a seguir uma rotina saudável. Por isso, para ajudar quem está nessa missão, separamos uma lista com 7 alimentos supernutritivos que não podem ficar de fora do seu prato neste novo ano. Confira quais são eles e entenda os benefícios de cada um:

1. Aveia é rica em fibras

A aveia é um dos alimentos que não pode faltar no prato de quem deseja seguir uma alimentação saudável e nutritiva neste ano. Isso porque ela é rica em fibras, que trazem benefícios para o intestino e aumentam a sensação de saciedade no organismo; faz bem para a imunidade por ter zinco e silício; e ainda ajuda a reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue - sendo, assim, uma aliada para quem sofre com diabetes.

2. Cenoura é boa para a saúde da pele

Uma das principais vantagens da cenoura é a presença do betacaroteno em sua composição - um antioxidante que ajuda na síntese de vitamina A e faz bem para a pele, para a visão, para os ossos e para a imunidade do organismo. Além disso, por ter bastante água em sua composição, o legume também ajuda na hidratação do corpo e a manter o intestino funcionando normalmente.

3. Iogurte melhora a flora intestinal

O iogurte também deve ser incluído na alimentação - no café da manhã ou na hora do lanche - por ser fonte de fermentos lácteos que melhoram a digestão. Mas não para por aí: ele também fortalece os ossos e dentes por contar com cálcio; regula a flora intestinal; melhora a imunidade; protege o sistema nervoso por ter vitaminas do complexo B em sua composição; e ainda é fonte de proteína.

4. Peixe é fonte de ômega 3

Além de ser uma das carnes magras indicadas para quem quer uma alimentação saudável, o peixe também é fonte de vitamina, cálcio, ferro e conta com o poder do ômega 3 - um nutriente que é essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular por aumentar o colesterol bom ao mesmo tempo que diminui o ruim. Sardinha, atum e salmão estão entre os tipos com maior quantidade dessa substância.

5. Abacate é rico em vitaminas e minerais

Versátil, o abacaxi pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas. Já em relação aos seus nutrientes, estão minerais como ferro, cálcio e fósforo; as vitaminas A, E, C, que funcionam como poderosos antioxidantes; e as do complexo B, que fazem bem para o sistema nervoso. Além disso, ele ainda conta com gorduras boas, que fortalecem a saúde do coração.

6. Gengibre tem ação anti-inflamatória

O gengibre é muito usado em receitas detox pelo seu poder de ajudar na eliminação de toxinas do organismo. No entanto, as suas vantagens para a saúde não param por aí! Ele tem ação anti-inflamatória; faz bem para os ossos e dentes por ter cálcio e potássio; tem vitaminas - como a C e a B6; é bom para digestão; e funciona como um aliado contra gripes e resfriados.

7. Frutas cítricas fortalecem o sistema imunológico

As frutas cítricas - como laranja, limão, abacaxi e tangerina, por exemplo - também estão indicadas pela presença da vitamina C. Capaz de auxiliar na absorção de ferro, esse nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a evitar problemas relacionados a ele, como a anemia.

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