Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mês das noivas: Como perder peso de forma rápida e saudável antes do casamento?
Guia Culinário 11/05/2017

Mês das noivas: Como perder peso de forma rápida e saudável antes do casamento?

Ansiedade, nervosismo e muitas tarefas antecedem o tão sonhado casamento! E, se não bastassem as obrigações e preocupações para que tudo esteja certo no grande dia, ainda é preciso estar bem com a saúde e também, claro, com as medidas do corpo. Pois é, a vida de noiva não é fácil! Mas, para ficar linda e evitar qualquer risco de não caber no vestido, com alguma dicas é possível tomar conta de tudo e ainda perder peso de forma natural antes da festa!

Em maio, conhecido como o “mês das noivas”, a procura por datas para celebrar o matrimônio aumenta. Os casais antecedem e agendam seus planos, reservam igrejas ou outros locais para a cerimônia, contratam buffets e espaços para a festa, mas, muitas vezes, deixam a saúde para a última hora e, assim, começa aquela correria desenfreada para perder peso e estar bem para o esperado dia do “sim”. Obviamente, nunca é bom fazer tudo de maneira acelerada, mas, com foco e seguindo à risca uma rigorosa restrição alimentar, dá para chegar ao peso ideal em pouco tempo, de forma mais natural e saudável possível.

Para manter o corpo saudável e o peso ideal às véspera do casório, segundo a nutricionista Natália Vignoli, é necessário se programar e seguir uma alimentação equilibrada: “Existem aquelas dietas malucas em que a gente perde peso rapidinho, como a de proteína, por exemplo, mas não são saudáveis. Para perder peso de maneira rápida antes do casamento, o que podemos fazer, que é adequado e muito efetivo, é consumir alimentos de verdade, naturais, evitar o açúcar e não focar tanto em farinhas e pacotes”, explica a profissional, reiterando:

“Consumir as carnes, grãos, vegetais isso ajuda muito no controle do peso e na redução. Conseguir cortar o açúcar, refrigerante, enlatados, salgadinhos, frituras, etc, pois possuem gorduras hidrogenadas, industrializadas, que são gorduras que inflamam o organismo. Então o quanto a gente puder chegar próximo da alimentação primitiva é melhor e teremos um reflexo melhor para o nosso corpo”, completa a nutricionista.

4 dicas para perder peso antes do casamento

Segundo Natália, se conscientizar do que você come e fazer escolhas saudáveis é a melhor maneira de perder peso de maneira saudável.

1 – Alimentação saudável: Invista nas gorduras boas! Oriundas do azeite extravirgem, óleo de coco e frutas como o abacate, por exemplo, as gorduras consideradas boas são aquelas que não permanecem na região abdominal, ou seja, não concede a indesejável barriguinha, como as gorduras hidrogenadas e saturadas. Por isso, dê preferência para esses tipos de alimentos.

“Consumir ovos, carnes, se for vegetariano, usufruir dos grãos, dos cereais com moderação, esse são os tipos de cuidado necessários”, ressalta a nutricionista.

2 – Dê preferência por sucos naturais: Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes: Essas bebidas são conhecidas por incharem e demorarem até para serem digeridas. Além de serem ricas em açúcar e trigo, que prejudicam a perda de peso e sobrecarregam o organismo.

3 – Pratique exercícios físicos: 30 minutos por dia! É o que você precisa para ganhar mais disposição energia e atuar na perda de peso. Dê preferência por atividades de alto impacto, que possuem uma maior perda de calorias, como o crossfit, circuito, corrida, entre outros. Essas atividades ainda ajudam a tonificar o músculo, unindo saúde e bem-estar.

4 – Controle o emocional: É extremamente comum que algumas pessoas, no auge do nervosismo, desconte na comida. A tensão, a ansiedade pelo grande dia mexem com o nosso psicológico e isso normal. Faça meditações, procure atividades que relaxem e invista em alimentos fonte de fibras alimentares, que proporcionam saciedade e diminuem a fome.

“Não existe uma pílula, uma maneira saudável de perder muito peso em pouco tempo. Existe sim uma conscientização, escolhas que você pode fazer e entender que não pode abusar do açúcar, do refrigerante, da bebida alcoólica. Preferir um prato colorido e rico em vegetais com alimentos minimamente processados”, analisa a nutricionista.

Cuidado com as dietas que prometem milagres a curto prazo!

Natália destaca que existem dietas que garantem uma maneira ligeira de perder peso, porém, essa prática pode acarretar outros problemas e até frustrações: “A dieta da proteína, a Dukan, por exemplo, de fato você tem uma perda de peso só que você tem em detrimento uma perda de muita água também, e uma vez que você volta para sua alimentação antiga, você incha, você reganha aí pelo menos 70% do peso”, explica, a profissional, enfatizando:

“Tem a cetogênica também, uma dieta que prioriza gorduras, tem um consumo moderado de proteínas e bem baixinho de carboidratos é uma dieta que tem vindo com muitos estudos, ela começou para um tratamento de epilepsia. Os estudiosos têm visto bons resultados, até na regulação de hormônios. Essa seria talvez uma forma de se alimentar que eu acho que, dependendo da pessoa e do metabolismo valeria a pena, quando bem conduzida e acompanhada. Mas eu acho que nada como comida de verdade, hoje você tem na indústria, por mais que sejam alimentos industrializados, temos uma gama de produtos que têm se aproximado do natural e daquela redução de conservantes”, finaliza.