Mês das noivas: como fazer uma reeducação alimentar antes do casamento

A alimentação das noivas deve ser pautada em muitas frutas (principalmente as cítricas), legumes e verduras
A alimentação das noivas deve ser pautada em muitas frutas (principalmente as cítricas), legumes e verduras
Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

Você sabia que maio é considerado o mês das noivas? Nos países do hemisfério Norte, esse período é marcado pela primavera - estação das flores e colheitas, quando a natureza fica mais viva e colorida. Por isso, esse mês é considerado um dos melhores para marcar o casamento! Apesar de a primavera brasileira ocorrer apenas em setembro, essa tradição de maio como "mês dos casamentos e das noivas" acabou sendo importada. Interessante, né?

Em meio a tantos preparativos - escolha de decoração, flores, cardápio, docinhos, vestido, maquiagem e por aí vai - costuma surgir aquele sentimento de ansiedade e nervosismo. E para todas as noivas, uma das coisas mais importantes é cuidar do corpo e da pele para ficar impecável na cerimônia. Para dar uns conselhos de alimentação para o período pré-casamento, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, que deu dicas imperdíveis para as noivas. Confira!

É importante evitar excesso de carboidrato, gordura e açúcar

Para não correr o risco de não caber no vestido, uma das coisas mais importantes é cortar nutrientes que engordem. De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, o ideal é evitar o excesso de carboidratos, frituras e doces.

"De uma forma geral, não deve ser ingerida uma grande quantidade de carboidrato, principalmente aqueles que são refinados, como açúcar branco e farinha branca. Preparações que levam muita gordura junto com o açúcar ou farinha refinada se acumulam facilmente em calorias, aumentam o peso rapidamente e dificultam o trabalho de respiração das células", explica Luciana.

A nutricionista também destaca que o excesso de carboidrato (muito presente em massas e pães) pode ser prejudicial para a saúde da pele: "O carboidrato refinado é um dos grandes problemas para manter a integridade do colágeno da pele e, a longo prazo, contribui muito para o envelhecimento precoce. Portanto, dê um tempo nas preparações do tipo quiche, bolos prontos, doces em geral, principalmente aqueles com o creme amarelo de padaria, pão branco, salgados de forno ou fritos e biscoitos (principalmente recheados)", complementa a profissional.

Busque uma alimentação equilibrada e variada

Além de ter um controle maior sobre o próprio peso, também é importante manter uma alimentação que faça bem para a saúde da pele, dos cabelos e do corpo de forma geral. "O importante é ter uma alimentação variada, com muitas frutas, legumes e verduras. Eles irão fornecer as vitaminas e minerais, e ajudar na hidratação do corpo, contribuindo para cuidar da pele, unhas e cabelos", explica Luciana.

De acordo com a nutricionista, é importante tomar cuidado para não exagerar na dieta. O ideal é seguir as recomendações - com uma alimentação saudável e variada -, mas sem nunca exagerar (como fazer jejuns ou se privar demais de certos alimentos).

"Não se prive do arroz integral com feijão e aproveite as variações dos alimentos desses grupos como batatas, inhame, aipim, ervilha, grão-de-bico ou lentilha. Esses alimentos fornecem a energia necessária e mantêm o pique da correria para os preparativos. O importante é a combinação de um prato. Além disso, não faça jejum, porque isso prejudica o funcionamento do corpo, leva a deficiências e você ainda pode ter episódios de fraqueza e mal-estar", explica a profissional.

Abuse das frutas cítricas para fortalecer a imunidade

Planejar todo o casamento e ainda cumprir as tarefas do dia a dia pode ser algo bem estressante, né? Por isso, é importante que você mantenha o corpo bem fortalecido e pronto para encarar os preparativos que vêm pela frente. De acordo com a nutricionista, alimentos ricos em vitamina C são ótimos aliados para esse processo: "Frutas cítricas como laranja, abacaxi, acerola, limão, kiwi e morangos são bons para esse período, porque são ricos em vitamina C e ajudam a manter a imunidade alta. Além disso, eles auxiliam na absorção do ferro, que é essencial para os cabelos e também no cuidado da pele", complementa Luciana.

Alimentos ricos em vitamina A ajudam a saúde da pele

Outra dica importante é buscar uma alimentação rica em vitamina A, substância que ajuda a manter a saúde da pele e da visão. "Alimentos ricos em vitamina A como fígado ou vegetais alaranjados: manga, cenoura, abóbora. Essa vitamina é importantíssima para o cuidado e beleza da pele", comenta a nutricionista.

Consuma chás desintoxicantes para limpar o organismo

O período pré-casamento é um dos melhores para fazer uma desintoxicação geral no organismo. Outra recomendação interessante da nutricionista Luciana Novaes é o consumo de chás detox, que ajudam a fazer uma limpeza em todo o corpo. "Uso de chás como o chá verde e chá de hibisco e saladas de vegetais crus também contribuem para auxiliar o processo de limpeza do nosso organismo, auxiliando os mecanismos naturais do fígado e dos rins que irão fazer a limpeza das substâncias tóxicas no nosso corpo", adiciona a profissional.

Lembre-se de consumir bastante água nesse período

Beber água é uma das coisas mais importantes para manter um estilo de vida saudável. Afinal, ela mantém o corpo hidratado, desintoxicado e em bom funcionamento. Por isso, uma das principais recomendações para as noivas é tentar beber bastante água."Não podemos nos esquecer do consumo de água ao longo do dia. A água irá ajudar todo o funcionamento do corpo e a eliminar as substâncias tóxicas. Beba de 2 a 3 litros de água por dia, intercalando copos de água entre as refeições durante o dia todo", finaliza Luciana.

Receitas:
Feijão
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