Mel faz bem para o intestino? Descubra os benefícios nutricionais dessa delícia!

Você sabia que o consumo equilibrado de mel ajuda no bom funcionamento do intestino? Veja como esse delicioso ingrediente age no organismo, melhorando o trânsito intestinal.
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Dentre os alimentos mais versáteis disponíveis no nosso dia a dia, podemos destacar o mel, um completo e saboroso aliado do nosso bem-estar. E, você sabia que alguns problemas intestinais podem ser combatidos com o consumo regular desse delicioso ingrediente? Veja como podemos utilizar esse alimento da melhor maneira no dia a dia em prol da saúde!

Produzido a partir do néctar das flores, o mel é um produto natural muito utilizado em diversos âmbitos da nossa vida. Segundo a nutricionista Daniella Chein, dentre as suas propriedades, podemos destacar as ações antioxidantes, que agem em a favor do bom funcionamento do intestino, beneficiando-o de uma maneira geral:

"O fato de ser bom para o intestino se da por conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e a atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar o mel também é ótima fonte de energia", destaca a profissional que atenta, entretanto, quanto as formas de consumo: "O mel pode ser consumido puro, como adoçante de bebidas, nas saladas salgadas, nas saladas de frutas, em farofa, no leite morno, em iogurtes, e como a imaginação permitir", destaca.

Benefícios intestinais relacionados ao consumo de mel

- Fim das úlceras: O mel pode ajudar a aliviar as dores causadas pelas úlceras, ajuda na cicatrização, diminui o risco de inflamações e protegem o estômago contra doenças futuras. A úlcera são pequenas feridas causadas por uma bactéria, que provocam dores e incômodos constantes.

- Fim da prisão de ventre: Se você está na lista das milhoes de pessoas que sofrem com a prisão de ventre, é hora de acrescentar o mel no seu dia a dia. O alimento é rico em frutose, facilita o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e a prisão de ventre.

Outros benefícios do mel para o organismo

Fonte de vitaminas A, do complexo B, C e E, além dos minerais como ferro, potássio, cálcio, zinco, cloro e magnésio, o mel também é conhecido por ter ação anti-inflamatória, analgésica, imunológica e antibactericida, sendo eficaz para prevenir a ação dos radicais livres no nosso organismo, prevenindo a envelhecimento precoce das células, fortalece o nosso sistema imunológico, promove o equilíbrio da nossa pressão arterial, tonifica os ossos, alivia dores na garganta e previne a anemia.

"O mel é o único alimento doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana", explica a profissional.

Atenção ao consumo de mel: Equilíbrio é tudo!

A Dra. Daniella ressalta que o mel não é aconselhado para as crianças com idade de 1 a 3 anos, contendo o risco de contaminação por microorganismos e destaca a atenção com o exagero do alimento:

"Mas cuidado ao consumir muito do produto, o mel engorda porque tem quase as mesmas calorias do açúcar branco, por exemplo. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, e não deve ser consumido por diabéticos", finaliza a profissional.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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