Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mel em pratos salgados? 8 receitas para combinar o alimento em saladas e carnes
Guia Culinário 14/02/2017

Mel em pratos salgados? 8 receitas para combinar o alimento em saladas e carnes

Que tal um fio de mel na salada de folhas para temperar ou, até mesmo, uma colher do doce na carne assada? Dentre os tantos benefícios do mel, seu maior destaque é a versatilidade, podendo fazer parte de diversas composições gastronômicas, inclusive as salgadas! Seu sabor adocicado promove uma perfeita harmonização em preparações comuns do dia a dia, tornando-as mais saborosas e nutritivas para o organismos! Veja algumas maneiras de utilizar o mel nas receitas salgadas!

Com o seu poder adoçante, aroma peculiar e sabor único, o mel se encaixa perfeitamente nos mais diversos pratos salgados, desde as entradas até o prato principal. Além disso, sua compatibilidade com os alimentos também pode influenciar no aumento dos seus benefícios nutricionais, quando ocorre a biodisponibilidade (“absorção”) dos nutrientes. A nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood:

“É um alimento funcional por exercer ação probiótica, agindo na saúde do trânsito intestinal, regular pressão arterial, reduzir ricos de câncer e os níveis de colesterol. Estudos apontam ação antibactericida que auxiliam no tratamento de gripes, tosse e dores de garganta. Já na medicina oriental, o mel é usado para garantir longevidade”, analisa a profissional. Confira, abaixo, a lista de receitas que possuem em mel em sua preparação!

8 receitas salgadas que tem o mel como ingrediente

1 – Carne assada com cebola caramelizada: A tradicional carne assada para o almoço de domingo ganha um complemento altamente saboroso e aquele toque adocicado peculiar. Nessa receita, o mel vem acompanhado da cebola, completando o prato e tornando-o ainda mais nutritivo.

2 – Bruscheta de salmão defumado com abacate: A tradicional entrada italiana é conhecida no Brasil por sua diversidade de sabores e temperos. Nessa versão saudável, além da presença do abacate e do salmão, dois líderes em ômega 3 para o nosso organismo, ela ainda tem o mel para trazer todo aquele toque especial, tornando a bruscheta ainda mais saborosa.

3 – Sanduíche quente de atum com salada: Para o lanche no meio da tarde ou para o café da manhã, o tradicional sanduíche é leve, prático, saboroso e muito nutritivo. Temperada com mel, azeite e mostarda, a salada que completa o sanduíche é essencial para proporcionar saciedade e tornar o nosso organismo mais saudável.

4 – Papelote de sobrecoxa com legumes orgânicos: Quer um almoço saudável e ainda extremamente saboroso para servir para toda família? Experimente essa receita de sobrecoxa que também possui o mel em seus ingredientes. Misturado com ervas e legumes, o prato se torna rico em antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a deixar nosso corpo nutrido.

5 – Salada de folhas com frutas e rabanete: Refrescante, leve e a cara do verão, as saladas também recebem o toque especial do mel. Nessa receita os sabores doces, ácidos e picantes se misturam tornando a entrada uma explosão de sabores! Experimente e se surpreenda com os sabores.

6 – Dueto de salmão com truta e purê de peras e maçãs: Salmão e truta, os dois frutos do mar essenciais para o nosso bem-estar também fazem uma perfeita harmonia com o mel. Além disso, o alimento aliado a tantos nutrientes benéficos ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e a controlar os níveis de açúcar no sangue.

7 – Filé de terneiro com frutas: Para quem não resiste à uma suculenta carne vermelha, não pode deixar de conferir essa receita! Com poucas calorias, rica em proteínas, o mel além de tornar o prato mais saboroso, completa a preparação ajudando a proporcionar uma fácil digestão.

8 – Tartar de legumes: Utilizado no tempero dos legumes na receita, o mel promove um toque levemente adocicado, trazendo seu sabor peculiar ao prato. Aliado aos nutrientes encontrados no prato, tais como a vitamina A e C e a quantidade de minerais, o mel atua em prol do sistema imunológico e combatendo as ações dos radicais livres.

Qual é a recomendação de consumo do mel?

Segundo Patrícia Bertoni, a quantidade varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas usualmente é indicado uma colher de sopa por dia, para aqueles que não possuem restrição com o alimento:

“Crianças menores de 1 ano não devem consumir devido ao risco de Botulismo causado Clostridium botulinum. Nos bebês, a flora intestinal ainda não está totalmente formada e por isso não tem como defender desse microrganismo que pode levar a morte. Além disso, indivíduos diabéticos e que precisam fazer restrição de carboidratos também devem evitar o alimento devido ao excesso de glicose e frutose. Já em dietas de emagrecimento seu uso deve ser controlado”, finaliza a profissional.