Meditação para crianças: conheça suas vantagens para o público infantil

Meditação para crianças é ótimo para melhorar o foco, a concentração, garantir tranquilidade e inteligência emocional
Meditação para crianças é ótimo para melhorar o foco, a concentração, garantir tranquilidade e inteligência emocional

A prática da meditação propõe uma série de exercícios muito benéficos, que ajudam a desestressar, melhorar a memória, a qualidade do sono e, a longo prazo, contribuem para o tratamento de depressão, insônia e ansiedade. Mas se engana quem pensa que a meditação é indicada apenas para adultos e idosos - as crianças também podem se beneficiar bastante com a prática, sabia? Para comprovar isso, nós preparamos uma matéria falando sobre as vantagens da meditação para o público infantil. Ficou interessado? É só continuar lendo!

Meditação ajuda a melhorar a concentração, auxiliando no processo de aprendizagem

Crianças que são ensinadas desde cedo a meditar costumam ter mais facilidade com o processo de aprendizagem. Isso porque os exercícios de meditação ajudam a melhorar o foco e a concentração - assim, fica mais fácil estudar e absorver novos conhecimentos. A meditação, inclusive, é ótima para minimizar os sintomas do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), ajudando crianças que têm problema de desatenção, desorganização e hiperatividade. Interessante, né?

Prática garante mais tranquilidade e inteligência emocional

Para crianças que são mais agitadas ou sensíveis, por exemplo, a meditação também funciona como grande aliada. Os exercícios ajudam a acalmar a mente - garantindo tranquilidade a longo prazo - e também a desenvolver inteligência emocional. Ou seja, as crianças passam a ter mais controle sobre os sentimentos e a expressá-los de uma forma melhor.

Combate estresse, depressão, insônia e agressividade

Vários problemas que permeiam o universo dos adultos - como ansiedade, estresse, depressão e insônia - também podem afetar o público infantil. Por isso, é muito importante tomar medidas para prevenir (ou tratar) essas questões desde cedo. A meditação, em especial, é muito indicada para combater o estresse e a ansiedade, pois propõe exercícios que deixam a mente mais equilibrada e com saúde emocional.

Muitas vezes, os exercícios diários de meditação também ajudam a reverter quadros depressivos. Através da técnica mindfulness (que consiste em manter um estado de atenção no momento presente), a pessoa consegue buscar tranquilidade e autoconhecimento. Também existem estudos que comprovam que a meditação, de fato, ajuda no funcionamento das redes neurais e do cérebro como um todo. Ou seja, realmente contribui para tratar problemas neurológicos.

Com relação ao público infantil, a meditação também é ótima para melhorar comportamentos agressivos. Muitas crianças costumam reagir com hostilidade a diferentes problemas - inclusive no ambiente escolar. A boa notícia é que, com a ajuda dos exercícios de meditação, os pequenos tendem a ficar mais equilibrados e disciplinados.

Meditação estimula a imaginação das crianças

Você já ouviu falar na meditação guiada? Essa técnica consiste em idealizar elementos da natureza e situações que trazem relaxamento à mente das crianças. A ideia é estabelecer uma sequência de imagens que trazem tranquilidade e, ao mesmo tempo, estimulam a imaginação. Bem interessante, né?

Ajuda a melhorar a postura e tratar problemas de respiração

Existem alguns exercícios de respiração - ótimos para tranquilizar a mente - que também são usados na meditação. Além de energizar o corpo, essa técnica é ótima para trabalhar os pulmões e tratar possíveis problemas de respiração. Além disso, a meditação deve ser feita com uma boa postura: a coluna deve estar reta, enquanto os braços, pernas e pescoço ficam relaxados. Esses exercícios, de certa forma, ensinam o público infantil a manter uma boa postura e a respirar com calma e de forma correta.

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