Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Masala chai: 4 receitas para se sentir na Índia
Guia Culinário 02/07/2020

Masala chai: 4 receitas para se sentir na Índia

Experimentar pratos de culinárias diferentes é sempre algo interessante, não é mesmo? Afinal, cada tipo de gastronomia segue uma linha e usa temperos específicos. A Índia, por exemplo, tem uma culinária marcada pelo uso de diferentes ervas e especiarias, como canela, gengibre e pimenta. Para que você conheça mais sobre a gastronomia indiana, nós preparamos uma matéria com receitas de masala chai – bebida tradicional feita à base de leite e especiarias. A parte mais interessante é que, mesmo na Índia, existem inúmeras versões da bebida, que pode ser preparada de acordo com o gosto de cada um. Dá uma olhada!

1. Masala chai de leite, pimenta-do-reino, cravo e canela

Para criar uma bebida mais saborosa, a melhor dica é misturar diferentes especiarias. A combinação de pimenta-do-reino, cravo e canela, por exemplo, é rica em antioxidantes, auxilia na digestão e fica deliciosa.

Ingredientes

– 1 xícara de leite

– 1 ½ xícara de água

– 2 grãos de pimenta-do-reino

– 2 ramas de canela

– 2 cravos da índia

– 1 sachê de chá preto Taeq

– Açúcar mascavo a gosto

Em uma panela pequena, coloque o leite, a água, a pimenta, a canela, o cravo e, então, misture no fogo médio até ferver. Depois, apague o fogo, coloque o sachê de chá preto, deixe em infusão por 3 minutos, coe o chá, adoce a gosto e prontinho! Essa é uma ótima dica para quem busca uma bebida termogênica.

2. Masala chai de leite, gengibre, cravo e canela

Que tal acrescentar gengibre à receita para dar mais sabor e, ao mesmo tempo, tornar o chá mais nutritivo? Essa raiz é muito utilizada em pratos indianos e se destaca por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Vale a pena inclui-la nas receitas!

Ingredientes

– ½ xícara de leite

– 1 xícara de água

– 1 rama de canela

– 2 cravos da índia

– 1 colher de sopa de gengibre ralado

– 1 sachê de chá preto Taeq

– Açúcar demerara a gosto

Para preparar, coloque a água, o leite, o gengibre, a canela e o cravo em um recipiente e deixe ferver no fogo médio misturando sempre. Depois, adicione o sachê de chá preto e deixe em infusão por 3 minutos. Para finalizar, coe a bebida, adoce a gosto e prontinho!

3. Masala chai com mel, canela, cravo, pimenta-do-reino e cardamomo

Para preparar uma masala chai ainda mais diferenciada e rica em sabores, a nossa dica é acrescentar ainda mais ingredientes e especiarias. O mel e o cardamomo, por exemplo, ajudam a aumentar a imunidade e auxiliam no processo de digestão. O cardamomo, para quem não conhece, é um tempero indiano que tem sabor e aroma semelhantes ao do gengibre. Ele é um tipo de vagem que contém sementes nutritivas e bem saborosas. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– 1 xícara de leite

– 1 xícara de água

– 2 ramas de canela

– 2 cravos da índia

– 1 colher de sopa de mel orgânico

– 1 semente de cardamomo

– 1 grão de pimenta-do-reino

– 1 sachê de chá preto Taeq

Comece amassando a pimenta-do-reino e o cardamomo com o auxílio de uma colher. Depois, coloque-os em um recipiente, adicione a água, o leite, a canela e o cravo. Deixe ferver no fogo médio, coloque mel, o sachê de chá preto, deixe em infusão por 3 minutos e depois é só coar. Se julgar necessário, coloque um pouco mais de mel para adoçar. Fica bem saboroso!

4. Masala chai

Em vez de preparar o masala chai com chá preto, você também pode utilizar o chá verde (que atua como termogênico e antioxidante) para dar um toque diferenciado à bebida. Acrescente as mesmas especiarias de sempre (cravo, canela e gengibre, por exemplo), que não tem erro!

Ingredientes

– 1 xícara de leite

– 1 ½ de água

– 2 ramos de canela

– 2 cravos-da-índia

– 1 colher de sopa de gengibre

– 1 sachê de chá verde Taeq

– Mel a gosto

Para preparar, coloque o leite, a água, a canela, o cravo e o gengibre em uma leiteira e deixe ferver no fogo médio. Em seguida, desligue o fogo, adicione o sachê de chá verde e deixe em infusão por 3 minutos. Depois é só coar, adicionar o mel a gosto para adoçar e prontinho!

E aí, se animou para experimentar essa bebida tradicional indiana? A melhor parte é que você pode variar no uso das especiarias e, assim, criar sempre uma versão diferente do masala chai.