Marmelo: fruta famosa por doce marmelada é rica em fibras! Veja mais nutrientes

O marmelo é uma fruta de origem asiática bem nutritiva (rica em fibras, vitaminas A, C e antioxidantes) que pode ser usada no preparo de diferentes doces
O marmelo é uma fruta de origem asiática bem nutritiva (rica em fibras, vitaminas A, C e antioxidantes) que pode ser usada no preparo de diferentes doces

Muito consumida no estado de Minas Gerais, a marmelada é um doce de origem portuguesa que, além de saboroso, se destacar por ser rico em fibras, vitaminas A, C e outros nutrientes importantes. Isso porque essa sobremesa é feita a partir do marmelo: fruta exótica nativa da Ásia que, atualmente, é muito usada no preparo de doces. Para que você se anime a usar esse alimento em diferentes receitas, nós preparamos uma matéria falando sobre os benefícios do marmelo e seus possíveis usos na cozinha. Confira!

Marmelo ajuda no funcionamento do intestino

Por ter um alto teor de fibras alimentares, a fruta marmelo ajuda muito no funcionamento do intestino e do sistema digestório como um todo, pois auxilia na absorção dos nutrientes e previne problemas como diarreia ou prisão de ventre. Ela também garante saciedade e, por ser fonte de pectina (uma fibra específica), é muito indicada para o preparo de geleias e compotas.

Faz bem para a saúde do coração e auxilia no controle do índice glicêmico

Outro grande benefício do marmelo é que ele contribui bastante para a saúde do coração. As fibras alimentares (presentes na polpa e na casca da fruta) ajudam a regular o colesterol - prevenindo problemas cardiovasculares - e também auxiliam no controle dos níveis de glicose no sangue. Além disso, o marmelo é fonte de potássio, mineral importante para a circulação sanguínea, que ajuda a fortalecer os músculos e prevenir doenças do coração.

Fortalece o sistema imunológico

Além de ser fonte de fibras, o marmelo também se destaca por ser rico em vitaminas A, C e substâncias antioxidantes que ajudam a turbinar o sistema de defesa do corpo. Esses nutrientes mantêm a imunidade alta e contribuem para a saúde dos olhos (prevenindo doenças de córnea e mácula, por exemplo).

Tem ação diurética, anti-inflamatória e cicatrizante

Para quem não sabe, o marmelo possui, em sua composição, substâncias terapêuticas que podem ser muito benéficas para a saúde. Os taninos, por exemplo, são compostos que cumprem ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante - ótimos para tratar dores de garganta e outros focos de inflamação. O ácido málico é outra substância presente na fruta que tem ação antioxidante e diurética - ou seja, ajuda a eliminar toxinas e impede o acúmulo de líquidos.

Contribui para a saúde da pele e dos cabelos

Você sabia que o marmelo também ajuda a garantir a saúde da pele e dos cabelos a longo prazo? Por ter um alto teor de agentes antioxidantes, essa fruta combate a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

Dicas de receitas com marmelos

Além de aprender como fazer marmelada (que é um doce preparado através do cozimento do marmelo com açúcar e água), você pode experimentar receitas novas, como sucos, vitaminas, smoothies, geleias e até recheios ou coberturas para pães e cookies. O marmelo é uma fruta com polpa ligeiramente amarga e, por isso, costuma ser usado no preparo de doces. Ao acrescentar açúcar (de preferência de coco, demerara ou mascavo, que são alternativas mais naturais) e outros ingredientes, é possível fazer uma variedade grande de pratos. Que tal experimentar?

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