Marcio Atalla dá dicas para aproveitar o horário de verão para praticar esportes

Marcio Atalla dá dicas para quem quer aproveitar o horário de verão para se exercitar
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Apesar de ser amado por uns e odiado por outros, não dá para negar que o horário de verão é o melhor momento para aproveitar o dia - afinal, como o sol demora a se pôr, fica a impressão de que ele rende bem mais. Por isso, para aqueles que desejam seguir uma vida mais saudável, fica a dica: que tal usar esse período para praticar esportes depois do trabalho?

Para ajudar nessa missão, Marcio Atalla dá dicas de atividades, o que comer antes e depois do treino e muito mais. Confira:

Escolha um esporte que você gosta para praticar com prazer

Quem trabalha oito horas por dia muitas vezes acaba sem tempo para fazer algum esporte - principalmente, se morar longe do trabalho. Por isso, vale a pena aproveitar o horário de verão para sair do escritório e já se preparar para fazer alguma atividade que só vai trazer benefícios para a saúde e bem-estar! Mas, de acordo com Marcio Atalla, é importante escolher algo que realmente dê prazer e que seja mais fácil de encaixar na rotina diária com uma boa frequência. "O importante é que, qualquer que seja a modalidade escolhida - ou as modalidades - seja realizada pelo menos de 4 a 5 vezes na semana", explica.

Se alimentar bem antes e depois do exercício físico também é importante

Além de manter uma regularidade na prática dos exercícios, Marcio Atalla também alerta que é importante se preocupar com a alimentação. De 40 a 20 minutos antes do início da atividade, ele explica que o ideal é fazer uma refeição leve e rica em nutrientes. "O ideal é que a pessoa consuma algum alimento leve, fonte de carboidrato, como uma salada de frutas ou um sanduíche leve. Caso o treino seja muito longo, com mais de 1 hora de duração, vale a pena levar uma fruta, fresca ou desidratada, um suco ou um gel de carboidrato", recomenda.

Já no final da atividade, até duas horas depois da sua prática, Atalla indica uma refeição completa para que o corpo possa se recuperar do exercício que acabou de ser feito. "Ele vai manter a construção de massa magra e a reposição dos nutrientes perdidos. A dica é comer um bom prato de arroz com feijão ou massa, algum tipo de carne ou laticínio, legumes, verduras e frutas", indica.

Vai fazer atividade sem um profissional acompanhando? Tenha cautela!

Quem optar por uma atividade que não seja academia ou nenhuma outra que conte com um professor acompanhando, fica o alerta: é importante ter cuidado! Iniciantes, por exemplo, devem começar com uma atividade moderada para que não corram riscos, enquanto pessoas que já estão acostumadas com exercícios devem respeitar os limites do corpo. "É sempre importante escutar o próprio corpo, perceber os limites e ao sinal de qualquer dor ou mal-estar procurar um professor ou médico, de acordo com a seriedade dos sintomas", alerta.

Crie o hábito para continuar se exercitando no fim do horário de verão

Como praticar exercícios físicos só traz vantagens para a saúde em geral - ainda mais quando é aliado a uma boa alimentação -, é importante que a atividade se estenda para além do horário de verão. De acordo com Marcio Atalla, o segredo para conseguir cumprir essa tarefa é escolher o que realmente gosta e aproveitar o período para criar esse hábito no dia a dia. "Após três meses, será muito provável que a pessoa já tenha incorporado o exercício à rotina e não queira mais parar. Ter prazer em praticar a modalidade escolhida será decisivo para que ela se torne um hábito definitivo", finaliza.

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