Manteiga ou margarina? Qual é a mais saudável?

Manteiga ou margarina? O eterno dilema sobre qual acompanhamento devemos passar em nossos pãozinhos do dia a dia é muito simples de responder. Apesar de muito semelhantes, a manteiga, de origem animal, ainda é a melhor opção para a nossa alimentação, já que a margarina, mesmo de origem vegetal, possui grande quantidade de gordura trans.
Manteiga ou margarina? O eterno dilema sobre qual acompanhamento devemos passar em nossos pãozinhos do dia a dia é muito simples de responder. Apesar de muito semelhantes, a manteiga, de origem animal, ainda é a melhor opção para a nossa alimentação, já que a margarina, mesmo de origem vegetal, possui grande quantidade de gordura trans.
Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL).

No café da manhã ou no lanche da tarde, nada melhor que um pãozinho com manteiga! Ou seria com margarina? Seja pela quantidade de gordura ou até mesmo pela preocupação com o colesterol, muita gente tem dúvidas sobre o que consumir na hora de escolher o acompanhamento do pão de cada dia e também para refogar alimentos.

Apesar de parecidas, as diferenças entre manteiga e margarina são grandes. Enquanto a primeira é de origem animal, contém colesterol e mais gorduras saturadas, apesar de ser considerada mais saborosa por ser derivada do leite, a margarina é de origem vegetal, mas possui gordura trans sendo resultado da hidrogenação de óleos para melhorar sua consistência. Esta, inclusive, tem sido associada ao aumento do LDL (mau colesterol).

Desta forma, mesmo a gordura estando presente na composição das duas, para a nutricionista Caroline Codonho, a manteiga leva a melhor por conter menor teor de aditivos químicos, o que facilita sua digestão. E se você pensa que as versões light dos produtos são a saída, a nutricionista explica que são utilizadas maiores quantidades de conservantes e aditivos químicos na composição deles, o que os torna menos saudáveis. Portanto, o segredo para o consumo tanto da manteiga quanto da margarina é a moderação.

Quanto aos preparos que vão ao fogo, como cozimentos e refogados, a nutricionista aponta o azeite de oliva ou a manteiga ghee como opções ideais.

Alternativa saudável: manteiga ghee

Versão mais saudável da manteiga tradicional, a manteiga ghee tem origem indiana e nada mais é que o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são removidos.

Além da ausência da lactose, dentre as principais diferenças da ghee para a manteiga tradicional está a ausência do sal e a não necessidade de refrigeração.

"Como a lactose é removida, sua digestibilidade é mais fácil para algumas pessoas. Além disso, o sabor da ghee, quando comparado a manteiga tradicional, é bem mais agradável", ressalta Caroline.

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