Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 10/10/2019

Manteiga de girassol é alternativa para veganos! Aprenda a prepará-la

Para seguir uma dieta vegana de forma saudável (e nutritiva) é importante variar bastante nos alimentos – vegetais, leguminosas, frutas, oleaginosas e por aí vai. Nesse quesito, o que muita gente esquece é que dá para preparar manteigas, cremes e geleias diferentes a partir de vários alimentos. Você já ouvir falar na manteiga de girassol, por exemplo? Ela é uma receita vegana bem fácil de fazer – dá uma olhada!

Para preparar, basta triturar as sementes no liquidificador ou processador

Além de nutritiva e saudável (fonte de fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis), a manteiga de girassol é facílima de preparar e pode estar presente na dieta de todos. Para começar, o ideal é deixar as sementes de molho por cerca de 3 a 4 horas – assim, você elimina os antinutrientes e sujeiras presentes nos alimentos. Essa é uma etapa indicada para o preparo de receitas com oleaginosas, leguminosas e diferentes sementes – que possuem substâncias que precisam ser descartadas.

Depois de deixar de molho, o preparo é bem simples: escoe a água, deixe as sementes secarem um pouco, espalhe-as em um tabuleiro e coloque para assar por entre 10 e 15 minutos – assim, elas ficam douradas e mais sequinhas.

Espere esfriar, tire as cascas das sementes, coloque-as dentro do processador e vá triturando aos poucos – elas se transformam em uma farinha bem fina. A partir desse momento, elas começam a liberar uma espécie de óleo, virando um tipo de pasta grudenta. Parece até mágica, pois não é necessário adicionar nada para que fique na consistência de uma manteiga.

De todo modo, a nossa sugestão é adicionar ingredientes como óleo de coco ou melado (para deixar mais docinho) ou até mesmo azeite de girassol para deixar a consistência um pouco mais líquida. Continue batendo até que a manteiga fique bem homogênea e prontinho!

Você pode comer a manteiga com torradas, pães, biscoitos e bolos

Que tal preparar um lanchinho light e saboroso com a manteiga de girassol? Você pode usá-la para rechear sanduíches, torradas e biscoitos de diferentes tipos e sabores. Mesmo que você não seja vegano, a ideia é que você substitua a manteiga comum (que é bem gordurosa) por essa versão, melhorando consideravelmente a dieta. Outra dica interessante é comer essa pastinha com frutas e cereais – tanto no lanche quanto no café da manhã. E aí, se animou para incorporar essa manteiga à dieta?