Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 30/12/2020

Mangaba é a fruta rica em vitaminas e minerais que você precisa experimentar

Muito usada na culinária do Nordeste brasileiro, a mangaba nada mais é que o fruto da mangabeira – árvore nativa brasileira que também fornece folhas com propriedades medicinais. Assim como grande parte das frutas, a mangaba se destaca por fornecer uma série de vitaminas e minerais que fortalecem o organismo e contribuem para o bom funcionamento do metabolismo. Quer aprender mais sobre esse alimento e seus benefícios? É só continuar lendo!

O que é mangaba e onde encontrá-la?

Para quem não conhece, a mangaba é uma fruta pequena e arredondada que tem uma pequena similaridade com o pêssego – pois tem uma casca com pontos alaranjados e uma polpa mais leitosa. Seu sabor é levemente ácido, ótimo para o preparo de sucos e doces caseiros. Um ponto interessante dessa fruta é que seu nome tem origem indígena e significa “coisa boa de comer”.

Por ser encontrada majoritariamente no litoral nordestino, nas regiões da Caatinga e do Cerrado, a mangaba é uma das frutas mais usadas na alimentação do Nordeste. O Sergipe, inclusive, é o maior produtor brasileiro do fruto – local em que a mangaba é produzida em grande escala e muito usada no preparo de sorvetes e doces tradicionais.

Para que serve a mangaba?

Além de ser uma fruta bem saborosa e versátil, a mangaba serve para fortalecer, tratar e prevenir uma série de problemas que o organismo possa vir a desenvolver. Confira os principais benefícios do alimento:

1. Tem alto teor de compostos antioxidantes, vitaminas A, do complexo B e C

A fruta mangaba fornece compostos antioxidantes e vitaminas fundamentais (como a A, do complexo B e C), que são responsáveis por fortalecer a imunidade, prevenindo gripes e resfriados, melhoram a saúde da pele, dos cabelos e também são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular.

2. Ajuda a prevenir anemia, pois tem alto teor de ferro

Você sabia que a mangaba também tem alto teor de ferro em sua composição? Por conta disso, ela ajuda a prevenir problemas como a anemia e mantém o bom funcionamento do sistema circulatório – tendo em mente que o ferro é o responsável pelo transporte de oxigênio por entre as células do corpo.

3. Tem ação digestiva e laxante

Outro ponto interessante da mangaba é que ela pode ser uma grande aliada do intestino, pois tem ação digestiva e laxante – ou seja, é ótima para quem sofre com prisão de ventre. Ao consumir essa fruta in natura diariamente, é possível manter o aparato gastrointestinal bem mais regulado.

4. Ajuda a controla a pressão arterial, os níveis de colesterol e o índice glicêmico

Por conter fibras, vitaminas B1 e B2, compostos antioxidantes e outros nutrientes essenciais, a mangaba também ajuda a controlar a pressão arterial (sendo muito indicada para a dieta de quem sofre hipertensão), a regular o índice glicêmico (ótimo para quem tem diabetes) e os níveis de colesterol. Por isso, inclusive, essa fruta é considerada uma das maiores aliadas para a saúde do coração.

5. Fortalece os ossos e músculos, pois fornece cálcio e ferro ao organismo

A fruta mangaba também fornece minerais importantes para a formação dos ossos e dentes do corpo, como o cálcio e o fósforo. Por isso, essa fruta ajuda a prevenir problemas relacionados à ossatura (como a osteopenia). Por conter fibras e proteínas, ela também ajuda a manter os músculos e articulações fortalecidos – ou seja, também é ótima para introduzir na alimentação de antes e depois do treino.

Como incluir a mangaba na alimentação?

Caso você queira diversificar no consumo da mangaba, a nossa sugestão é buscar preparos que sejam mais naturais (sucos e doces com pouco açúcar, por exemplo) e usar a criatividade para preparar geleias, compotas, sorvetes e picolés incrementados com outras frutas. O chá de mangaba, em especial, é feito a partir da infusão das folhas de mangabeira e é um dos mais indicados para tratar hipertensão e constipação intestinal.