Macarrão sem farinha de trigo: 4 opções ótimas para celíacos

Uma boa sugestão de macarrão sem farinha de trigo é a receita de espaguete de abobrinha - fonte de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes
Uma boa sugestão de macarrão sem farinha de trigo é a receita de espaguete de abobrinha - fonte de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes

Você sabia que é possível preparar receitas de macarrão sem necessariamente usar farinha de trigo? Quem é celíaco, por exemplo, deve passar longe de pratos que contêm glúten - que geralmente significa a maioria das massas. A boa notícia é que é possível substituir a farinha de trigo e, assim, preparar macarronadas com diferentes ingredientes - até mesmo abobrinha. Quer aprender a fazer esse prato sem glúten? Nós separamos 5 ideias de macarrão sem farinha de trigo para você incluir na dieta. Confira!

1. Macarrão de farinha de arroz ao molho sugo

A primeira dica para quem quer substituir a farinha de trigo é, sem dúvidas, apostar na farinha de arroz. Além de nutritiva (fonte de proteínas e minerais como fósforo e magnésio), ela é livre de glúten e tem uma ótima textura para o preparo de massas.

Ingredientes

- 1 ½ xícara de farinha de arroz

- 5 ovos

- 1 xícara de amido de milho

- 1 xícara de fécula de batata

- 3 colheres de sopa de óleo

- ½ xícara de água

- 2 kg de tomate para molho

- 1 cebola grande

- Azeite

- Sal, manjericão e pimenta-do-reino a gosto

Para preparar a massa caseira, comece colocando a farinha de arroz, a fécula de batata e o amido de milho em um recipiente e misture. Em seguida, acrescente os ovos, o óleo e sove com as mãos até formar uma massa mais consistente. Depois, adicione a água até que a massa pare de grudar nos dedos e, então, amasse mais um pouco com a ajuda de um rolo.

Deixe descansar por pelo menos 1 hora e, depois, abra a massa, até que ela fique em uma espessura bem fina. Caso você tenha uma máquina de fazer macarrão, use-a para cortar o macarrão com mais facilidade. Já para quem não tem a máquina, basta usar uma faca para cortar o macarrão na espessura que preferir. Polvilhe um pouco da mistura de farinhas por cima da massa e reserve.

Para fazer o molho sugo, o processo é bem simples: corte os tomates ao meio e tire a parte branca e as sementes. Em seguida, coloque-os em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 1 hora. Quando os tomates estiverem quase desmanchando (e levemente queimados), tire-os e bata tudo com um mixer ou liquidificador. Depois, triture também a cebola com um pouco de água e, então, coloque-a para refogar em uma panela com azeite. Em seguida, acrescente o molho de tomate, o sal, pimenta e manjericão a gosto e deixe o molho ferver. Para finalizar, você só precisa cozinhar o macarrão e servir com o molho por cima. Fica delicioso!

2. Macarrão de tapioca

Você sabia que é possível preparar macarrão a partir da massa de tapioca? Fonte de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio e potássio, o amido de tapioca é uma opção nutritiva muito indicada para a dieta de celíacos, pois é livre de glúten. A melhor parte é que você pode fazer uma macarronada bem saborosa e diferenciada usando esse alimento.

Ingredientes

- 4 colheres de sopa de farinha de tapioca

- 2 ovos

- Azeite

- Molho de sua preferência (ao sugo, à bolonhesa, pesto ou bechamel)

Preparar a receita de macarrão de tapioca é bem simples: em um recipiente, coloque os ovos, a farinha de tapioca peneirada e misture bem, até que a massa fique bem homogênea. Depois, em uma frigideira antiaderente grande, coloque um fio de azeite e, então, despeje toda a massa. Doure os dois lados (como se estivesse preparando um crepe) e, em seguida, é só enrolar a massa como um rocambole e usar uma faca para cortar tiras na espessura que você desejar. Você pode servir essa receita com o molho de sua preferência e colocar um pouco de manjericão ou pimenta por cima. Fica uma delícia!

3. Espaguete de abobrinha ao molho branco

Outra dica interessante para atender à dieta dos celíacos é recorrer à receita de espaguete de abobrinha. Neste caso, você não precisa usar nenhuma farinha substituta para fazer a massa, pois a própria abobrinha fatiada funcionará como macarrão. Essa receita também é muito indicada para o cardápio de vegetarianos, pois é bem nutritiva (rica em vitaminas e minerais) e saborosa.

Ingredientes

- 2 abobrinhas

- ½ cebola picada

- 3 dentes de alho

- Azeite

- 1 colher de sopa de manteiga

- Sal a gosto

- 1 lata de creme de leite (molho)

- 1 cebola média picada (molho)

- 500 ml de leite (molho)

- Azeite (molho)

- 1 xícara de queijo ralado (molho)

- Sal e pimenta-do-reino a gosto (molho)

Para preparar o macarrão de abobrinha, o ideal é usar um cortador de legumes espiral - assim, você já corta a abobrinha em formato de macarrão. Depois, coloque o azeite em uma frigideira, refogue a cebola e o alho e, então, acrescente a abobrinha cortada, adicione o sal e refogue por uns minutos em fogo baixo. Reserve.

Agora você deve partir para o preparo do molho: em uma panela, refogue a cebola picada com um pouco de azeite. Quando ela estiver transparente e mais molinha, acrescente o creme de leite e misture por mais uns minutos. Em seguida, dissolva o amido de milho no leite e adicione a mistura à panela. Coloque sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa mais um pouco. Espere o molho engrossar e, para finalizar, jogue o queijo ralado e prontinho! Despeje o molho por cima do macarrão de abobrinha que fica delicioso!

Obs.: Você também pode servir o macarrão de abobrinha apenas com alho e cebola, que já é uma opção bem saborosa.

4. Macarrão de farinha de arroz à bolonhesa

Para finalizar, nada melhor que um clássico macarrão à bolonhesa, não é mesmo? Em vez de usar a farinha de trigo no preparo da massa, a nossa sugestão é recorrer à receita base de macarrão de farinha de arroz (que é o mais usado na dieta de celíacos) e, então, incrementar com o molho à bolonhesa. Essa é uma opção bem nutritiva (rica em proteínas, vitaminas e minerais) e fica uma delícia.

Ingredientes

- 1 ½ xícara de farinha de arroz

- 5 ovos

- 1 xícara de amido de milho

- 1 xícara de fécula de batata

- 3 colheres de sopa de óleo

- ½ xícara de água

- ½ kg de patinho moído (molho)

- 1 cebola média picada (molho)

- Azeite (molho)

- 1 pote de 330 g de molho de tomate orgânico Taeq (molho)

- Água filtrada (molho)

- Sal e manjericão a gosto (molho)

Para fazer a massa do macarrão, você deve primeiro misturar bem a farinha de arroz, a fécula de batata e o amido de milho. Em seguida, acrescente os ovos e o óleo, misture por mais uns minutos até que fique uma massa mais consistente. Adicione a água aos poucos até que a massa solte completamente das mãos. Deixe-a descansar por pelo menos 1 hora e, então, use o rolo para abrir a massa em uma superfície bem lisa. Corte o macarrão da forma que preferir (com uma máquina ou faca). Coloque para cozinhar normalmente e reserve.

No preparo do molho à bolonhesa, você deve começar refogando a cebola no azeite. Em seguida, despeje o patinho moído e, então, misture até que a carne fique frita. Acrescente um pouco de sal, coloque o molho e a água filtrada até que o caldo fique na consistência que você deseja. Por fim, acrescente umas folhas de manjericão e outros temperos de sua preferência (como cominho ou pimenta-do-reino moída). Despeje o molho por cima do macarrão cozido e já pode servir. É de dar água na boca, né?

Obs.: Além de preparar a sua própria massa sem farinha de trigo, você também pode recorrer ao macarrão pronto sem glúten. Existem diferentes tipos (talharim, espaguete, parafuso e por aí vai) que têm uma massa específica (geralmente feitos com farinha de arroz) e são indicados para celíacos.

Mais noticias com...
Receitas:
Tapioca
Ver Mais

Últimas Matérias

Piquenique simples: 7 lanches saudáveis para fazer com as crianças nas férias

Piquenique simples: 7 lanches saudáveis para fazer com as crianças nas férias Piquenique simples: 7 lanches saudáveis para fazer com as crianças nas férias

Fazer um piquenique simples com as crianças é uma das melhores formas de curtir as férias escolares em um dia de calor! Para montar a cesta de piquenique,...

> Leia mais
Como fazer suco com polpa de fruta? Saiba preparar e veja 13 sabores para provar

Como fazer suco com polpa de fruta? Saiba preparar e veja 13 sabores para provar Como fazer suco com polpa de fruta? Saiba preparar e veja 13 sabores para provar

Preparar um suco a partir da polpa de fruta é uma opção rápida e prática para quem está na correria do dia a dia, mas não quer deixar de se alimentar bem. A...

> Leia mais
5 benefícios do iogurte natural na alimentação do dia a dia

5 benefícios do iogurte natural na alimentação do dia a dia 5 benefícios do iogurte natural na alimentação do dia a dia

O iogurte natural costuma estar presente na dieta de todo mundo que deseja perder peso ou quer apenas melhorar a saúde. Além de ser um alimento bem versátil,...

> Leia mais
5 receitas com tapioca fáceis e saudáveis para experimentar

5 receitas com tapioca fáceis e saudáveis para experimentar 5 receitas com tapioca fáceis e saudáveis para experimentar

Receitas com tapioca são sempre um sucesso! A tapioca é uma iguaria brasileira, já utilizada pelos povos indígenas antes da colonização e bastante popular na...

> Leia mais
O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

Você sabe o que é o glúten? Diferentemente do que é dito comumente, o glúten não é o vilão da alimentação e nem sempre ele precisa ser retirado da rotina...

> Leia mais
Lanche para noite: o que comer antes de dormir

Lanche para noite: o que comer antes de dormir Lanche para noite: o que comer antes de dormir

O lanche da noite é importante para quem costuma acordar com fome de madrugada e acaba perdendo o sono por isso. Também conhecida como ceia da noite, a...

> Leia mais
Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

O café está muito presente no dia a dia, mas você já ouviu falar que ele também é indicado como pré treino natural? Investir em alimentos saudáveis antes de...

> Leia mais
Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Comer salada todo dia é um hábito super saudável, mas se o molho que acompanha as folhas não for tão natural quanto elas, o potencial nutricional do prato...

> Leia mais
Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer

Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer

A granola é um alimento orgânico que não pode faltar na cozinha. Isso porque ele é energético e extremamente versátil, podendo fazer parte de diferentes...

> Leia mais
Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

O vegetarianismo é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre o público infantojuvenil. O cardápio exclui qualquer tipo de carne das refeições,...

> Leia mais